sábado, 3 de agosto de 2024

As Evoluções Originais dos Digimons de Adventure



Os Digimons protagonistas das animações, e de algumas outra mídias mais recentes, possuem um traço em comum: todos os seus estágios evolutivos são criados especialmente para esse Digimon. Isso resulta em uma linha evolutiva visual e conceitualmente semelhante para ele. A partir daí, essa linha evolutiva dedicada se torna a mais comum associada a esse Digimon. Isso funciona para todas as animações, mas há um porém quando falamos especificamente de Digimon Adventure: todos os Digimons protagonistas e suas primeiras evoluções já existiam antes da animação, sendo Digimons vindos diretamente dos V-Pets Digital Monster e Digimon Pendulum ou mesmo do jogo Digital Monster Ver. S Digimon Tamers.

Quando esses Digimons foram levados para a animação, algumas novas evoluções foram dada a eles. Evoluções que não necessariamente eram as mesmas evoluções originais que esses Digimons tinham quando fizeram suas respectivas estreias. Algumas formas acabaram sendo mudadas para se adequar às evoluções que conhecemos hoje em dia e que se tornaram as mais conhecidas. Isso porque a evolução não era feita como é hoje, já pensada em ser dedicada ao Digimon em questão. As opções de evolução eram mais aleatórias devido a uma série de questões.

Nos V-Pets, as evoluções que o Digimon pode atingir dependem da forma como eles são cuidados pelo domador: o número de vezes que foram treinados, quantos erros de cuidado foram cometidos, se foi alimentado demais. Todos esses fatores foram levados em conta na hora de programar os brinquedos, mas cada Digimon possuía uma opção evolutiva que seria atingida se o Digimon crescesse sem nenhum erro de cuidado cometido e treinando de forma adequada. Sendo assim, vamos tratar essa opção como sendo a forma que esse Digimon foi originalmente pensado para evoluir, tendo em vista que é a mais fácil de se obter na mídia em questão.

Vamos estabelecer as regras.
1- Serão analisadas as evoluções possíveis para os oito Digimons na respectiva mídia em que eles estrearam;
2- Caso o Digimon em questão tenha múltiplas opções para suas formas seguintes ou anteriores, a opção a ser levada em conta será a que possui menos requisitos específicos envolvidos, sendo essa a mais fácil de se conseguir por padrão;
3- Caso o Digimon só tenha uma forma possível, ela será a escolhida, independente de qualquer coisa;
4- Caso o Digimon não tenha evoluções para um certo nível na mídia em que ele surge, será levada em conta a primeira mídia cronologicamente lançada após a estreia desse Digimon na qual ele apareça com a evolução faltante em questão;
5- Mesmo que um Digimon tenha sua forma evoluída mudada na estreia de outro Digimon, o que vale é o que aconteceu primeiro.
6- Não importa se no final houver dois Digimons compartilhando uma mesma forma evoluída.



Agumon surgiu no V-Pet original, o Digital Monster Ver.1, lançado em junho de 1997. Para os primeiros três estágios da linha, nada muda em relação a o que vemos atualmente, como o padrão sendo Botamon, Koromon, e então Agumon.
Agumon possui quatro opções de evolução, atingidos com uma certa quantidade de treinos e erros de cuidado específicos. Essas formas são Greymon, Tyranomon, Devimon e Meramon, além de Numemon  como uma espécie de punição caso nenhum requisito para outra forma seja atingido. Dessas opções, Greymon e Devimon são as evoluções que Agumon atinge sem nenhum erro de cuidado, sendo que Greymon surge com maior número de treinos que Devimon, que possui um limite de quantos treinos o Agumon fez. Assim, consideraremos Greymon a evolução original, obtível de Agumon sem erros e sem limitações.
Cada Digimon Adulto no brinquedo tem apenas uma opção de Digimon Perfeito para o qual evoluir e, aqui, Greymon se torna Metal Greymon, mas não o Metal Greymon laranja da animação. O Metal Greymon do brinquedo é a versão azul, do atributo vírus, que é a versão original do Digimon.
Os Digital Monsters paravam na Forma Perfeita, já que a forma Extrema não existia ainda. Poderíamos parar a linha aqui, mas vamos adicionar um Digimon Mega para completar. A primeira vez que esse Metal Greymon ganhou uma opção de Mega para evoluir foi no jogo de cartas Digital Monster Card Game. Essa opção era Mugendramon, sendo que essa carta saiu no conjunto Booster 2, de setembro de 1999. Por questão de jogabilidade, esse Mugendramon pode evoluir de qualquer Metal Greymon, mesmo o laranja. No relançamento do Digital Monster para o aniversário de 20 anos, o Digimon escolhido para ser a Mega de Metal Greymon vírus foi Blitz Greymon, enquanto Mugendramon foi jogado para outra linha, mas o Mugendramon como Mega para o Metal Greymon veio primeiro.
Portanto, a linha original do Agumon seria: Botamon - Koromon - Agumon - Greymon - Metal Greymon (Vírus) - Mungendramon



A estreia de Gabumon aconteceu no Digital Monster Ver. 2, de dezembro de 1997. Modelo esse que trazia um elenco totalmente novo de Digimons treináveis. Assim como no caso do Agumon acima, as primeiras formas de Gabumon no aparelho eram as mesas da animação: Punimon e Tsunomon. As diferenças começam a partir da forma adulta.
As opções possíveis para Gabumon eram Garurumon, Kabuterimon, Angemon e Yukidarumon, além de Vegimon como opção que não cumprisse nenhum requisito. Mas ao contrário do que você pode estar pensando, não é Garurumon que seguirá essa linha. Para se conseguir um Garurumon, o jogador precisa cometer uma série de erros de cuidado envolvendo alimentação em excesso, sono interrompido e negligência. A forma que Gabumon alcançava treinando corretamente era Kabuterimon. Além disso, a única forma Perfeita para a qual Kabuterimon podia evoluir aqui é Skull Greymon.
A primeira vez que Skull Greymon ganhou uma evolução para a Forma Extrema foi também no Digital Monster Card Game. Essa evolução era Demon, e aconteceu no Booster 4, de fevereiro de 2000. Vale destacar aqui que no jogo Digimon World 2, de julho de 2000, Skull Greymon só podia evoluir em Mugendramon. Não se tem informação de há quanto tempo essa evolução estava programada para acontecer, podendo ter sido pensada antes da carta do Demon. De qualquer forma, Skull Greymon evoluir para Demon foi a opção que saiu primeiro para o público.
Linha final: Punimon - Tsunomon - Gabumon - Kabuterimon - Skull Greymon - Demon.



Patamon faz sua primeira aparição no Digital Monster Ver. 3, de março de 1998.Como nos casos anteriores, as primeiras formas se mantém como na animação: Poyomon e Tokomon.
As opção para a forma Adulta de Patamon aqui são Unimon, Centalmon, Orgemon, Bakemon e a punição Sukamon, com Unimon sendo a forma atingida sem falhas de cuidado. Aqui, a forma Perfeita de Unimon é Andromon.
Entre todos os Digimons listados nessa matéria, Andromon é o que mais demorou para chegar à forma Mega. Tal feito acontecendo apenas em julho de 2000 com ambos o Booster 6 do Digital Monster Card Game e o jogo Digimon World 2. No Card Game, a opção é Metal Garurumon, enquanto no Digimon World 2 é Seraphimon. Acontece que, embora o jogo estivesse sendo desenvolvido há mais tempo, o Card Game novamente saiu primeiro, tornando Metal Garurumon a primeira evolução de Andromon.
Linha evolutiva: Poyomon - Tokomon - Patamon - Unimon - Andromon - Metal Garurumon



Piyomon surge pela primeira vez no Digital Monster Ver. 4, de maio de 1998, e sua evoluções são as mais diferentes de todos os protagonistas de Adventure. A linha inteira foi mudada. Para começar, as formas Bebê e Treinamento são Yuramon e Tanemon, e não Nyokimon e Pyocomon como na animação.
As opções para as quais Piyomon pode evoluir são Monochromon, Cockatrimon, Leomon e Kuwagamon, além de Nanimon como a opção de punição. Entre essas formas a que Piyomon evolui sem falhas de treino é Monochromon, e a evolução de Monochromon é Megadramon.
A primeira vez que Megadramon surge com uma forma Mega é no Booster 2 do Digital Monster Card Game, com a forma em questão sendo novamente Mugendramon.
Resultado final: Yuramon - Tanemon - Piyomon - Monochromon - Megadramon - Mugendramon



Palmon surge junto a Piyomon no Digital Monster Ver. 4, sendo a forma que Tanemon assume com requisitos de falha no treinamento, assim mantendo Yuramon e Tanemon em sua linha. Para a forma Adulta, Coelamon e Mojyamon substituem Monochromon e Cockatrimon, mas a forma que Tanemon assume com falhas passa a ser Leomon.
Assim como Monochromon, Leomon também só pode evoluir em Megadramon aqui, o que faz com que a forma seguinte também acabe sendo Mugendramon.
Linha evolutiva: Yuramon - Tanemon - Palmon - Leomon -  Megadramon - Mugendramon



Diferente dos casos anteriores, a estreia de Tentomon não aconteceu num Digital Monster, mas num Digimon Pendulum, o modelo 1.0 Nature Sprits de outubro de 1998. O novo V-Pet, que trazia várias mudanças em relação ao brinquedo anterior. Novamente, as formas iniciais do Digimon são as mesmas da animação: Bubbmon e Mochimon.
Ao invés de 5 Digimon Adultos, o brinquedo agora tem apenas quatro opção possíveis para esse nível, sendo as de Tentomon Kabuterimon, Tortamon, Kuwagamon e Gekomon como a evolução de punição. Aqui, Kabuterimon é a forma para a qual Tentomon vai evoluir sem nenhum erro de cuidado e treinando apropriadamente.
Como visto antes, Kabuterimon originalmente evoluía em Skull Greymon, que deixou de ser uma opção possível nesse Pendulum, substituído por Atlur Kabuterimon em sua versão original azul junto a Jyagamon, Piccolomon ou Tonosama Gekomon via Jogress, mas essas opções precisam de conexão com algum outro jogador. De qualquer modo, Kabuterimon evoluir em Skull Greymon era o que já tinha sido estabelicido originalmente. Para Skull Greymon, vamos novamente com Demon.
Linha final: Bubbmon - Mochimon - Tentomon - Kabuterimon - Skull Greymon - Demon



A estreia de Gomamon também aconteceu num Digimon Pendulum, o modelo 2.0 Deep Savers. Assim como foi com Tentomon, sua linha evolutiva quase não sofreu alteração para a animação. De fato, a linha evolutiva do Gomamon foi a que mais se manteve fiel à linha original. Pitchmon e Pukamon continuam sendo os estágios iniciais. 
As opções de Forma Adulta são Ikkakumon, Rukamon, Coelamon e a punição Octomon. Dentre essas, Ikkakumon já era a opção resultante da criação sem falhas de cuidado, sendo mantida na animação. Ikkakumon podia evoluir naturalmente para Zudomon, com Whamon, Anomalocarimon e Dagomon sendo opções alternativas que Ikkakumon alcançava via Jogress.
A única mudança que a linha sofreu foi na Forma Extrema, com a evolução originalmente sendo Marin Angemon, que seria trocado futuramente por Plesiomon e depois novamente por Vikemon.
Linha evolutiva: Pitchmon - Pukamon - Gomamon - Ikkakumon - Zudomon - Marin Angemon



Quando se trata de Adventure, Tailmon sempre acaba sendo um caso a parte no quesito evolução, sendo um Digimon Adulto por vezes tratado como Criança, e todo o debate envolvendo suas evoluções para a Forma Extrema. Mas as evoluções de Tailmon são um caso a parte desde o começo.
Tailmon surgiu no jogo Digital Monster Ver. S Digimon Tamers, de setembro de 1998. Tailmon não possuia evoluções anteriores, sendo obtida já na forma Adulta através de um ovo especial resultante da fusão de um Digimon qualquer do tipo Trovão com um qualquer do tipo Fogo, Gelo, Extremo, Máquina ou Mistério.
No jogo, Tailmon podia evoluir em Angewomon ou Holydramon, ambos surgindo nesse jogo também, sendo que Holydramon surge como um Digimon Perfeito. A evolução para ambas as formas se dá através de Jogress com outros Digimons, cuja a lista de compatibilidade não pôde ser encontrada. Ainda que não seja possível dizer qual das duas formas era a de maior prioridade, Holydramon acabou sendo posteriormente reclassificada como um Digmon Mega, deixando Angewomon como a forma Perfeita para essa linha.
Voltando para formas anteriores, a primeira vez que Tailmon ganhou uma forma evolutiva anterior foi no Digimon Pendulum 1.5 Nature Spirits de janeiro de 1999. Aqui, Tailmon é evoluída de Tentomon, Otamamon e Gotssumon. Todos Digimons que já existiam no Pendulum 1.0, sendo que Otamamon é a única evolução da qual não há limitações de treinamento para chegar em Tailmon. As formas Bebê e Treinamento do Pendulum 1.0 são, novamente, Bubbmon e Mochimon.
Apesar de Holydramon estar no aparelho e já ter sido transformada num Digimon de nível Mega, ela não é uma evolução possível para Angewomon aqui. Holydramon só é naturalmente obtida vindo de Atlur Kabuterimon ou Okuwamon. Angewomon não tem forma Mega nesse brinquedo. A evolução para Mega vem acontecer apenas no no Digital Monster Card Game, Booster 1 de junho de 1999, enfim sendo Holydramon a evolução adotada.
Sendo assim, a linha final para Tailmon acaba por ser: Bubbmon - Mochimon - Otamon - Tailmon - Angewomon - Holydramon.



Claro, essas evoluções aconteceram há mais de 20 anos, em contextos diferentes, principalmente no que diz respeito à tecnologia disponível na criação dos aparelhos em questão. Novos Digimons são criados o tempo todo e não seria estranho que novas evoluções sejam adicionadas no lugar de outras, mesmo daquelas que consideramos serem mais clássicas para algum Digimon específico. Mesmo assim, essas evoluções da matéria aconteceram e foram as primeiras para cada um dos protagonistas de Adventure, e isso é algo que não é possível mudar. Aconteceu.

0 Comments
Disqus
Fb Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário