Pages

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Digital Monster Card Game - Criando Cartas Customizadas



Digital Monster Card Game durou oficialmente de 1999 a 2005, além de ter recebido conjuntos especiais ocasionalmente entre os anos de 2013 e 2020. Esses conjuntos especiais continham, majoritariamente, novas cartas de Digimons já presentes no jogo, mas algumas vezes Digimons que surgiram após o encerramento do jogo ganharam cartas. Ainda assim, muitos Digimons não chegaram a ganhar cartas próprias no jogo.

Seu Digimon preferido ficou de fora do jogo? Você queria montar uma linha no jogo, mas descobriu que não era possível por não haver uma carta que permitisse essa linha existir? Você queria uma carta de um Digimon com uma arte diferente? Se a resposta para algumas dessas perguntas foi sim, esse post é especialmente para você.

Como parte do projeto Digital Monster Card Game BR, estou disponibilizando arquivos .psd com modelos para criar cartas para o jogo, para que qualquer um possa criar as próprias cartas de Digimon, seguindo o mesmo estilo do projeto. Aqui um exemplo de carta que eu mesmo fiz. Esses arquivos são baseados no modelo original de cartas de Digimon, o modelo reorganizado do Starter 3 e as cartas de Opção.


Heavy Leomon é meu Digimon preferido, mas ele não ganhou uma carta no Digital Monster Card Game, por ter surgido já após o jogo ter sido encerrado e a produção de cartas especiais também ter acabado. Então fiz uma carta própria minha, parte do set que chamei de Cst (custom), no qual vou incluir cartas próprias para jogar com meus amigos.

Fazendo a Carta

Baixe o modelo da cartas aqui para o modelo original, aqui para o segundo modelo ou aqui para as cartas de opção. Não mova as camadas de lugar. Elas já estão na ordem certa para que tudo fique como devia.


Ao abrir o arquivo em algum programa que abra arquivos .psd, essa será a imagem que aparecerá. Basta editar as camadas e as caixas de texto para fazer sua própria carta.

Tamanho

A imagem do arquivo tem tamanho padrão de 690x1000 pixels. Após criar a carta, você pode redimensioná-la e imprimir em qualquer tamanho, mas deixe o arquivo original como está. Fiz um teste imprimindo uma carta no tamanho 5,9x8,1 cm, o tamanho de uma carta original de Yu-Gi-Oh. Outro tamanho recomendado é 6,3x8,9 cm, o tamanho de uma carta de Pokémon. Imprimindo nesses dois tamanhos, você poderá colocar sua carta em sleeves para protegê-la.

Tipo de Batalha

Deixa apenas uma dessas camadas marcada

Por padrão, o arquivo vai abrir com a camada do Tipo de Batalha A visível. Você pode manter essa opção como está ou desmarcar a camada e escolher B ou C. Basta escolher uma dessas camadas para deixar visível. As camadas estão em ordem A, B e C, então se você marcar mais de uma visível, apenas a mais alta será vista. Inicialmente, o tipo A é usada para Digimons Vacinas, B para Dados e C para Vírus, mas conuntos posteriores misturam essas categorias.



Campo

O mesmo vale para essas camadas. Lembre de escrever na
caixa de texto a sigla correspondente ao do campo escolhido

Assim como o Tipo de Batalha, os Campos também estão ordenados por ordem alfabética e apenas o da camada mais alta ficará visto se mais de um estiver marcado. Por padrão, o arquivo vai abrir Dark Area como camada visível. O jogo não inclui os campos Dragon's Roar e Jungle Troopers, então os Digimons desses campos acabam sendo tratados como Nature Spirits ou Virus Busters. A imagem do campo sempre irá corresponder à sigla do campo informada no texto do Digimon. Não misture campos e siglas.

Moldura
Marque apenas uma dessas

As cartas de Digital Monster Card Game são parte da mecânica do jogo, e vêm em três cores: Azul para as Digimons normais, Vermelha para Digimons Anticorpo-X e Dourada para cartas especiais, como algumas das coleções lançadas pós encerramento do jogo. Assim como nos tópicos anteriores, as molduras estão em camadas separadas, com a azul sendo a padrão visível, seguido por vermelha e dourada.

As três molduras de cartas possíveis

Com três Tipos de Batalha, três molduras e oito Campos, você terá 72 combinações diferentes nesse arquivo para criar suas cartas.

Textos

11 caixas de texto para editar à vontade

Todas as caixas que incluem algum tipo de texto são editáveis e podem ser reescritas e reposicionadas se for preciso. As fontes usadas são Garamond e Gill Sans Ultra Bold (ou Berlin Sans FB Demi, no caso do segundo modelo). Cada informação está em uma caixa de texto separada: ataques, dano dos ataques, tipo, habilidades, etc (Nome e Código estão juntos numa caixa). Cada uma delas está em um tamanho e formatação diferente para caber melhor no espaço. Apenas selecione a camada com a ferramenta de texto e edite-a.

Imagem do Digimon

Lugar certo para colocar a foto

Para a arte da carta, use qualquer imagem .png com fundo transparente, para não cobrir o fundo do campo. Insira a imagem e arraste-a para entre as camadas "moldura dourada" e "dark area", assim a imagem sempre ficará visível no lugar certo, independente de quais camadas estão selecionadas, e os textos ficarão por cima dela.


Dicas

Evolução
Um Digimon costuma ter duas ou três evoluções anteriores/pares de Jogress possíveis. Há casos pontuais onde eles tem apenas uma ou mesmo quatro opções. Digimons Nível III sempre terão o texto de evolução padrão que já vem com o arquivo. Digimons Nível IV precisam de uma ou duas cartas marcadas como O ou X. Digimons Perfeito precisam de uma carta geralmente Porcentagem de Vitória 40%! ou de combinação de dois Digimons como Jogress. Digimon Supremos precisam de uma Porcentagem de Vitória 60%!, combinação de Jogress ou terão um requisito de Aparição.

Ataques
O Ataque C sempre será Guarda (A-0). Ele geralmente tem o menor poder entre as três opções, sendo algo em torno de metade do valor do Ataque A, que geralmente é o mais forte. Para não deixar seu Digimon poderoso demais, confira outras cartas no nível da carta que você está criando e deixe os valores próximos disso.

Pontos
A derrota em batalha do seu Digimon custará mais pontos quanto maior o nível dele e menor o nível do adversário. Assim como no caso dos ataques, deixe valores próximos de cartas oficiais para balancear o jogo.



Após terminar a montagem da cartas, eu recomendo não salvar as alterações no arquivo bruto. Salve como outro nome se precisar e exporte/salve para o formato de imagem depois. Assim você terá o arquivo bruto sempre à disposição para fazer mais cartas.


Cartas de Opção

Faça da mesma maneira, mas agora usando os ícones de Item, Programa ou Campo ao invés dos Tipos de Batalha, um valor de Capacidade ao invés do nível evolutivo e um fundo azul/laranja para Programas ou Verde/Vermelho para Itens. Dê um nome, código e efeito e pronto.


Programas usados na criação das cartas: Photoshop CS6, Gimp, Photoscape
0 Comments
Disqus
Fb Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário