Brasões (Crests) são um item presente no anime Digimon Adventure que permite a evolução do Digimon para níveis mais altos quando usados em conjunto com Placas (Tags). Os brasões não são responsáveis pela evolução, apenas auxiliam seus portadores a canalizar as virtudes necessárias para que a mesma ocorra. Caso o usuário do Brasão instigue o Digimon de uma maneira que entre em choque com a respectiva virtude, o resultado é uma evolução anômala.
A História dos Brasões
Os Brasões foram criados por uma equipe antiga com bases nos dados das emoções de oito crianças que presenciaram uma batalha de Greymon e Parrotmon em Higarigaoka em 1995. Cada brasão representa um sentimento ou virtude de uma das crianças e seriam usados em conjunto com os Digivices e oito Digimons criados para lutar no momento em que as Trevas ameaçassem o Mundo Digital.
A criação dos Brasões devia ser um segredo, mas foi descoberta pelos Mestres das Trevas. Com um exército de Guardromon e Mechanorimon, Piemon invadiu a base onde os Brasões estavam sendo criados e os roubou, espalhando os Brasões pelo Continente Server e escondendo as Placas na Ilha Arquivo.
Quando as Crianças Escolhidas chegaram à Ilha Arquivo em 1999 e derrotaram Devimon, Gennai informou que elas deviam encontrar as Placas e os Brasões para evoluir seus Digimons para um nível superior afim de enfrentar inimigos mais poderosos.
Os Brasões em sua forma física foram destruídos por Apocalymon, mas as Crianças Escolhidas perceberam que o poder não residia nos Brasões, mas em si mesmos e isso permitiu que os Digimon evoluíssem de novo. Em maio de 2000, as crianças foram levadas de volta ao Mundo Digital onde precisaram abdicar do poder dos brasões afim de liberar o poder que protege o Mundo Digital.
O poder perdido dos Brasões foi reunido por Ken Ichijouji e usado por Ryo Akiyama para recriar os brasões na forma de DigiMentals (ou Digiovos), que seriam utilizados futuramente.
Os Brasões
O Brasão da Coragem pertence a Tai Kamiya. Foi escondido numa caverna atrás de uma cachoeira, próximo ao Vilarejo Koromon. O brasão é laranja e possui o desenho de um sol brilhante. Quando Tai tentou forçar Greymon a evoluir, o mesmo se tornou Skull Greymon. Posteriormente, Greymon pôde evoluir para Metal Greymon quando Tai enfrentou Etemon para defender seus amigos.
O Brasão da Amizade pertence a Matt Ishida. Foi escondido junto com o Brasão do Conhecimento num poço fora dos limites da magia de proteção que cerca a base de Piccolomon. O brasão é azul e possui uma roda estilizada semelhante ao Tajitu. Quando Matt se recusa a abandonar Joe ao perceber que o mesmo é seu amigo, o brasão brilha e Garurumon se torna Were Garurumon.
O Brasão do Amor pertence a Sora Takenouchi. Não se sabe onde Piemon o escondeu, mas ele acabou indo parar nas mãos de Nanomon. O brasão é vermelho e possuu um coração estilizado. A princípio, Sora achou que seu brasão nunca brilharia, por não sentir que sua mãe a amava, mas ao perceber que que estava errada a respeito disso, o brasão possibilitou que Birdramon virasse Garudamon.
Também chamado de Brasão da Sabedoria. Pertence a Koushiro Izumi, Izzy. Foi escondido junto com o Brasão da Amizade. O brasão é roxo e tem o desenho estilizado de um par de óculos. Quando Izzy reaveu sua curiosidade, depois de se livrar dela por influência de Vademon, Kabuterimon digivolveu para Atlur Kabuterimon.
Também chamado de Brasão da Sinceridade. Pertence a Mimi Tashikawa. Foi escondido dentro de uma cacto numa área desértica do Continente Server. O brasão é verde com o desenho de uma lágrima, ou uma gota d'água. A primeira vez que o brasão brilhou foi quando Mimi decidiu cumprir sua promessa aos Gekomon e Otamamon de cantar para despertar Shogun Gekomon, mas Togemon só veio a evoluir em Lilimon em resposta aos sentimentos de Mimi quando os servos de Myotismon atacaram Odaiba.
Também chamado de Brasão da Confiança, ou Brasão da Fé. Pertence a Joe Kido. Foi escondido no piso de um coliseu no Continente Server. O brasão é cinza e possui uma cruz desenhada. Quando Joe quase se afoga para salvar TK, o brasão brilha e permite Ikkakumon digivolver para Zudomon.
O Brasão da Esperança pertence a Takeru Takaishi, TK. Foi escondido na parede de uma montanha. O brasão é amarelo possui o desenho de um sol irradiando um único raio de sol. Quando Piemon capturou quase todas as crianças e seus Digimon, TK percebeu que dependia dele manter Kari segura pois ele foi o único que sobrou para lutar, fazendo Angemon virar Holy Angemon.
O Brasão da Luz pertence a Kari Kamiya. Não se sabe onde Piemon o escondeu, mas acabou indo parar nas mão de Myotismon, que o usou para localizar a oitava criança. O Brasão é rosa e possui uma flor estilizada. Após a morte de Wizardmon para salvar Kari, o brasão brilho digivolvendo Tailmon para Angewomon.
O Brasão da Bondade pertence a Ken Ichijouji, mas não foi feito com os outros oito. Ken recebeu o brasão mas não chegou a usá-lo para evolução. O brasão é lilás e tem uma rosa estilizada. Ken usou o brasão como fonte de energia para sua base de operações e, depois, para localizar o ovo de Wormmon. Quando a digievolução normal não pôde ser usada, Ken decidiu usar o poder do Brasão da Bondade para transfomá-lo temporariamente num DigiOvo e evoluir Wormmon em Pucchiemon
Apesar de haver Digiovos do Milagre e do Destino, os mesmos não vêm de Brasões como os outros. Assim, não existe um Brasão do Milagre ou do Destino na cronologia da franquia.