Digimon World Championship, chamdo apenas de Digimon Championship no Japão, é um Digimon de criação e batalha de Digimon para Nintendo DS. Foi lançado em 14 de fevereiro de 2008 no Japão e em 26 de agosto do mesmo ano nos Estados Unidos. O jogo acontece totalmente na tela touch do Nintendo DS.
O jogador é um domador participando de um torneio de batalhas para se tornar o maior domador de todos. Para isso, é necessário capturar e treinar Digimons para que eles compitam em várias etapas do torneio. O jogo traz um total de 216 Digimons jogáveis.
O jogo retorna o estilo de cuidado dos V-Pets e dos primeiros jogos da franquia, com as batalhas e treinamento acontecendo em tempo real. O jogador pode treinar vários Digimons simultaneamente, desde que eles não ultrapassem a capacidade total de memória que o jogador tem. Cada Digimon ocupa uma quantidade de espaço de memória, e se o limite for atingido, não se pode conseguir mais Digimons. A quatidade de memória ocupada também aumenta à medida que os Digimons digivolvem. Para conseguir mais memória é necessário subir no ranking de domador.
Para conseguir Digimons é necessário caçá-los nas diversas áreas do Digimundo. Cada área abriga determinadas espécies. O equipamento de caça básico do jogo permite capturar Digimons Bebês e em Treinamento com facilidade, mas níveis mais altos são mais difíceis. Novos equipamentos são liberados na loja conforme o ranking do jogador melhora.
O jogo possui um sistema de calendário e passagem de tempo próprio. Algumas batalhas do torneio acontecem em dias específicos, mas há batalhas livres que podem ser desafiadas todos os dias. Da mesma forma, algumas menus como a loja não funcionam em determinados dias da semana. O sistema de passagem de tempo também afeta a exploração com alguns Digimons mais ativos nas horas do dia, e outros durante a noite.
O torneio tem um total de 61 batalhas oficiais de título, além de inúmeras batalhas livres. As batalhas de título possuem regras específicas, que mudam de batlha para batalha. As batalhas livres são batalhas de um contra um ou três contra três. Cada batalha de título vencida recompensa o jogador com uma medalha. Ganhar medalhas aumenta o ranking, liberando novas melhorias na loja, áreas de exploração
treino.
O jogador dispõe de uma área especial onde seus Digimons são armazenados. Todo o layout dessa área, incluinod quais salas de treino o jogador quer usar, é pernalizável, bastando que essas áreas caibam no espaço de treinamento. Cada sala foca em um aspecto de cuidado ou em um tipo de expeirência de Digimon. O treinamento em conjunto dos cuidados e da experiência é o que determina para qual forma seu Digimon irá digivolver. Como nos V-Pets, é preciso alimentar o Digimon, limpar seu cocô e curar ferimentos. Caso o jogador falhe no cuidado ou se o Digimon chegar ao fim de sua vida, o Digimon morrerá e voltará a ser um ovo.