É um jogo eletrônico de criação de Digimon lançado para o Sega Saturn em 23 de setembro de 1998. O jogo é um simulador de V-Pet, recriando a experiência do brinquedo Digital Monsters para ser jogado no console. O jogador deve criar e treinar um Digimon desde o ovo para lutar contra um grupo de hackers que invadiu a Ilha Arquivo.
O jogo é baseado nos quatro primeiros modelos do Digital Monsters, trazendo todos os Digimons presentes nos aparelhos, além de 14 monstros inéditos. O jogador deve cuidar do Digimon do mesmo modo que nos V-Pets originais, o que significa alimentá-lo, tratar doenças, treinar seus atributos físicos e batalhar contra outros Digimons. É possível cuidar de até quatro Digimons simultaneamente, embora as batalhas sejam de um contra um.
O primeiro Digimon obtido é um Botamon, mas outros Bebês podem ser conseguidos mais adiante. O jogador pode explorar algumas áreas para conseguir dinheiro e comprar itens que auxiliam no treinamento do seu Digimon. Dependendo do modo como seu Digimon foi treinado, ele poderá evoluir para uma forma diferente. Se o jogador cometer muitas falhas no treinamento, seu Digimon pode falhar em evoluir ou até morrer.
Ao derrotar um hacker de determinada área, o jogador recebe uma medalha. O objetivo é conseguir as medalhas dos cinco hackers invasores. Se o jogador for derrotado por um hacker, ele perde uma medalha já conquistada e deve ganhá-la de novo.
Uma versão para o WonderSwan, chamada Digimon Monsters Ver. WonderSwan foi lançada em 25 de março de 1999. Essa versão inclui também os monstros do Digimon Pendulum 1.0, além de novos monstros substituindo alguns dos antigos.