O Anticorpo-X é uma mutação surgida em resposta ao Programa X, que torna os Digimons imunes aos seus efeitos. O Anticorpo-X eleva todas as habilidades latentes de um Digimon a um novo nível, além de modificar sua aparência física. Isso resulta em monstros muito poderosos e com aparência mais feroz que o normal.
Quando Yggdrasil ativou o Programa X dizimando grande parte da população do Mundo Digital e transportando apenas poucos alguns escolhidos para o Novo Mundo, os Digimon sobreviventes que ainda habitavam o antigo mundo estavam fadados à morte. Para sobreviver ao Programa X, muitos Digimons desenvolveram a capacidade de alterar seus próprios Diginúcleos formando o Anticorpo-X como consequência disso.
Um Agumon normal (esquerda) e sua variante com Anticorpo-X (direita) |
Como nem todos os Digimon sobreviventes conseguiram desenvolver o Anticorpo-X, muitos tiveram que se voltar contra os que o desenvolveram na busca de absorver seus dados e conseguir seus Anticorpos-X. Digimon com Anticorpo-X adquirem uma aparência mais bestial e ganham um aumento em seu poder em comparação com suas contrapartes sem a mutação.
Alguns Digimon, como Dorumon, já possuem o Anticorpo-X naturalmente em seus códigos, de forma são mais fortes que o normal, mas não apresentam uma variante com a condição.
Dorumon já possui o Anticorpo-X naturalmente |
É importante salientar que Digimons que não possuem o Anticorpo-X de forma natural, mas que o absorveram de outro Digimon, precisam continuamente ingerir Anticorpo-X para que este mantenha seu efeito. Caso contrário, o Anticorpo-X desaparecia e o Digimon em questão seria novamente suscetível aos efeitos do Programa-X.
Por causa disso, Digimons com Anticorpo-X estão sempre lutando entre si para absorver os dados uns dos outros.
O Anticorpo-X, bem como sua história, é bastante abordado no filme Digimon X-Evolution, no jogo Digimon World 4 e no mangá Chronicle e nas novelas Chronicle X e Novel of X.