segunda-feira, 11 de abril de 2022

Evolução




A Evolução (Shinka), também chamada de Digievolução é um processo pelo qual os Digimons passam ao longo de seu ciclo de vida e que consiste na transformação do Digimon para um de outra espécie. Durante a evolução, os dados do Digimon são reorganizados para uma configuração geralmente mais poderosa que a anterior. A evolução para um Digimon é comparável com o crescimento para um ser humano. Todos os Digimons são capazes de evoluir (digivolver/digievoluir).


Embora eles próprios não a entendam completamente, a evolução é muito importante para um Digimon pois é um meio de, entre outras coisas, mostrar sua força. Com o surgimento da Área Negra no Digimundo provocando várias crises ao longo do tempo, os Digimons precisavam evoluir de várias formas diferentes para se adaptar ao novo mundo e sobreviver. Quem não conseguisse evoluir podia morrer. Isso resultou em Digimons apresentando uma enorme variedade de formas diferentes para as quais evoluir eles podem evoluir.

Exemplo de formas para as quais Botamon pode evoluir: Koromon, Tokomon,
Budmon, Pagumon, Wanyamon, Pinamon

A evolução de um Digimon está ligado a uma série de fatores internos e externos, que irão afetar o resultado do processo. Dois Digimons da mesma espécie não necessariamente evoluirão da mesma maneira. Isso não quer dizer que um deles evoluiu de forma errada, apenas que a evolução se deu de forma diferente por inúmeros fatores. A quantidade de dados que o Digimon possui ou absorveu, o ambiente em que ele se encontra, a existência ou não de um vínculo com um humano, influência maligna, uso de um item específico, a forma como o Digimon foi criado/treinado, são alguns dos fatores que influenciam na forma como um Digimon evolui. Há casos de evoluções que são mais comuns de acontecer para determiandas espécies e mais raras para outras, mas isso não significa que uma seja mais correta que outra.

Como os Digimons são principalmente seres selvagens que seguem a lei do mais forte, eles estão frequentemente lutando entre si e treinando. Na maior parte das vezes, o vencedor da luta absorve os dados do perdedor depois de matá-lo, acumulando mais poder para que possa evoluir mais e mais. Esse tipo de evolução acontece de forma natural. Mas, embora isso seja um meio comum de evoluir, também não é uma regra absoluta. Um Digimon pode evoluir sem absorver dados, da mesma forma que um Digimon pode absorver muitos dados e não evoluir.

Um Digimon que evoluiu de maneira natural tende a permanecer na forma evoluída, mas pode retornar a anterior e fazer a evolução novamente se quiser. Quando a evolução acontece de maneira não natural, ela tende a ser temporária e o Digimon volta a forma anterior uma vez que gaste toda a energia da evolução. Humanos podem evoluir um Digimon expondo-o a desejos e emoções. A manifestação física e desses sentimentos em dados digitais é chamada DigiSoul. Além disso, se um Digimon evoluir para uma nova forma e voltar para a anterior, isso não o impede de evoluir novamente para uma forma diferente e até alternar entre ambas, embora isso seja menos comum. A linha de evolução de um Digimon não é permanentemente fixa.

Em Digimon Next, Tsurugi fez seu Agumon evoluir inicialmente em Greymon através do treino,
mas ao expô-lo à sua DigiSoul, o Digimon passou a se tornar GeoGreymon

Há diversos tipos de Evolução. A mais comum é quando um Digimon evoluiu gradualmente, nível por nível, passando por cada um dos seis estágios básicos. Do nível Bebê ao nível Adulto, o processo é chamado apenas de Evolução. Quando um Digimon Adulto evolui para um Perfeito, o processo passa a ser chamado também de Super Evolução (Chou Shinka). Quando um Digimon Perfeito vai para a forma Extrema, o processo também é chamado Giga Evolução (Kyūkyoku Shinka). Esses são termos utilizados geralmente nas animações. Um Digimon também pode evoluir pulando um estágio ou outro. É a chamada Evolução Deformada (Warp Shinka), também conhecida como Mega Evolução. Além disso um Digimon pode até mesmo evoluir para outro de mesmo nível que ele e alternar entre tais formas através de uma Evolução Paralela (Slide Shinka).

No filme Nosso Jogo de Guerra, Keramon, um Digimon Criança, pula o nível
Adulto e vai direto para a Forma Perfeita, Infermon

Quando o Digimon possui um Domador ou um Parceiro humano, o estado de espírito deste afeta a evolução. Um Domador carregado de sentimentos negativos pode fazer seu Digimon passar por uma Evolução Sombria (Anakoku Shinka), que o deixa fora de controle e agressivo. Isso não significa que a evolução aconteceu de forma errada, ela apenas refletiu o estado do Domador naquele momento.

Em Digimon Tamers, o ódio de Takato faz Guilmon se tornar Megidramon


Um Digimon não precisa evoluir sozinho. É possível que ele evolua com a ajuda de outro Digimon se fundindo a ele para criar um Digimon diferente ou que eles façam uma Evolução de DNA (Jogress Shinka). Nesse caso, um Digimon dará sua força para que o outro evolua. Outra forma de evolução em conjunto é o Digixros, que pode combinar vários Digimons em uma forma que une suas características. Num Digixros, um Digimon serve de núcleo para os outros. Além disso, um Digimon pode evoluir se fundindo com um humano, fazendo uma Evolução da Matriz (Matrix Evolution).

Evolução da Matriz entre Digimon e Domador

Existem itens capazes de evoluir automaticamente um Digimon. Com o uso de Digiovos (Digimental), é possível fazer uma Evolução de Armadura (Armor Shinka), também chamada Híper Digievolução. Nesse caso, o Digimon evoluirá para um Digimon de Nível Armadura, geralmente equiparável a um Digimon Adulto. Por se tratar de uma forma antiga de Evolução, a maioria dos Digimons atuais não é capaz de realizá-la. Outro tipo de item que permite evoluir são os Digiespíritos (Spirits), que permitem fazer uma Evolução de Espírito (Spirit Evolution) para a metade Humana ou Fera do espírito de um dos antigos Guerreiros Lendários. Usando o par completo do respectivo espírito é possível fazer uma evolução de Espírito Duplo (Double Sprit) e unindo cinco pares compatíveis de espíritos se pode fazer uma evolução de Híper Espírito (Hyper Spirit). Unindo todos os dez pares de espíritos é possível evoluir em Susanoomon. Digiespíritos também podem ser usados por humanos para que eles mesmos evoluam em Digimons.

Outra forma de humanos poderem evoluir em Digimons é através da injeção de dados de Digimon no DNA humano, criando Bio-Híbridos de humano e Digimon. Entetanto, esse processo pode ser mortal para o humano envolvido se a compatibilidade não for totalmente perfeita.

Há dois casos de mudanças especiais em Digimon que não são realmente evoluções. O primeiro é a Mudança de Modo (Mode Change) onde o Digimon assume uma nova forma de si mesmo. O Modo Explosivo é uma forma de Mudança de Modo, e é dito ser mais poderoso que a Forma Extrema. O segundo é a mutação causada pelo Anticorpo-X. Quando um Digimon absorve dados que contenham Anticorpo-X sua aparência física muda e ele se torna mais forte.

0 Comments
Disqus
Fb Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário