
Esse é um projeto de um mod do jogo Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 para PlayStation 2 com tema de Digimon. Todos os lutadores originais do jogo estão sendo substituídos por Monstros Digitais. Inicialmente pensado para abranger as primeiras seis temporadas do anime, o projeto agora se concentra apenas nas cinco primeiras. Com o avanço de ferramentas de modificação da comunidade, o projeto mira todas as animações de Digimon e seus respectivos filmes.
Planejamento inicial: 111 lutadores, 280 formas totais.
Número de personagens ideal: 194 lutadores, 397 formas diferentes
Modelos 3D dos personagens pretendidos encontrados: 329 de 397 (82,8%)
Atualmente: trabalhando numa versão demo do jogo a ser lançada em algum momento.
Pequeno diário de registro
-15/01/2023
Início do projeto. Logo do jogo editada. Divulguei o projeto.
Download das ferramentas necessárias. Primeiros modelos 3D encontrados. Primeiros testes feitos. Trabalhando na primeira demo. Plano inicial 111 lutadores com 280 formas totais. Elenco inclui personagens de Digimon Adventure até Digimon Xros Wars/Hunters.
-21/01/2023
As imagens usadas para os personagens não serviram da maneira que foram usadas. Nenhum tutorial explica como criar as imagens pequenas da tela de seleção, apenas como modifica-las. Estou tentando usar o processo das imagens grandes em imagens de 64x64 pixels.
Funcionou, mas elas ainda ficaram grandes. Tentando de novo com as imagens com uma área de margem ao redor.
-26/01/2023
O jogo comporta apenas 253 formas, o que não comporta a ideia original de cerca de 280 formas diferentes. A ferramenta para aumentar essa quantidade é uma versão alpha e que não é compatível com todos os modos de jogo. O grupo parou de trabalhar nela.
Personagens vilões de Digimon Xros Wars/Hunters não aparecem em nenhuma outra mídia, o que faz não ter modelo 3D nenhum deles para ser usado. Somado ao limite de formas no jogo, decidi remover 31 dos personagens e 51 formas do jogo. Isso abre espaço para incluir alguns outros Digimons que ficaram de fora inicialmente, mas agora tem espaço para participar.
O jogo ainda está em planejamento. Não é garantido que todos os membros do novo elenco ficarão até o final. Dependerá de encontrar modelos 3D para eles. Para os Bio-Híbridos de Digimon Savers podem ser usados modelos dos Digimons normais se encontrados, mas mudando as cores necessárias. O tanque de Bio-DNA que eles tem pode ficar de fora do visual ou ser incluído com alguma pequena edição.
-28/01/2023
Meicoomon voltou para o elenco de lutadores. Atualmente, temos 82 lutadores com 242 formas totais.
O primeiro teste de rodar uma iso modificada do jogo no emulador não funcionou. Após a tela do logotipo do console a tela do emulador ficou preta e sem som. A iso original do jogo funciona normalmente. A iso v3.8 que o site disponibilizou para as modificações não. Os arquivos da iso normal tem nomes diferentes e vários arquivos com o mesmo nome, diferente da v3.8, que tem suas diferenciações com números e formatos visíveis.
Começando de novo, extraindo os arquivos de uma nova iso limpa.
Consegui rodar uma nova iso no emulador, mas as imagens dos personagens ficaram levemente transparentes e algumas das transformações não ficaram como deviam. Agumon digivolve direto para Omnimon, por exemplo.
-30/01/2023
Algumas imagens de como ficou na tela de seleção de personagem durante o último teste, mostrando os problemas mencionados acima.



Com todos os cortes de lutadores por falta de modelos 3D, muito espaço foi aberto. Assim decidi trazer de volta os Cavaleiros Reais que foram cortados, já que agora temos espaço para isso e todos eles já apareceram em jogos.
O elenco final foi já foi decidido. Nenhum corte mais será feito e nenhuma adição também. Fechamos com 91 lutadores e um total de 227 Digimons diferentes.
-05/02/2023
Refiz o processo numa outra iso que o KK Team disponibilizou. Estou usando a versão 3.0 deles, já que as versões 3.7 e 3.8, que deveriam rodar melhor e com menos bugs, não rodaram no emulador. Os mesmos erros aconteceram, o que indica que eles não foram causados pela iso. Vou refazer o processo das imagens em algum momento para ver se fiz alguma coisa diferente do que devia. Estou atualmente trabalhando nas imagens maiores dos personagens. O próximo passo é alterar as transformações e depois os modelos em si.
-06/02/2023
Consegui uma nova ferramenta que serve para modificar exclusivamente transformações e fusões. Não há um tutorial ensinando nada dela, então vou aprender na base da tentativa e erro. Com essa ferramenta poderei fazer as transformações bifurcadas de Zudomon e Angewomon.
-15/02/2023
Houve um problema em mudar as imagens grandes na tela de seleção de personagens. Cada arquivo do jogo é comprimido em um formato próprio .unk. Esses arquivos .unk podem ser imagens, áudios, modelos, texturas, e tudo mais que o jogo tem. Entre esses arquivos estão as imagens grandes da tela de seleção de personagem. O tutorial que eu estou usando redireciona para um link onde a equipe disponibilizou uma foto mostrando qual arquivo é cada uma dessas imagens, mas a foto se perdeu há alguns anos. Consegui uma ferramenta que prometia abrir e ler cada arquivo .unk do jogo, mas ela não funciona como devia. Não sei se o problema é o programa mesmo ou os arquivos que estou tentando abrir se danificaram na extração. O que quer que seja, agora não tenho como saber qual arquivo é cada personagem. Pensei em algumas soluções e terei que seguir na base da tentativa e erro até descobrir o que eu quero.
-19/02/2023
Consegui pensar numa solução para o problema anterior.

Esses são os arquivos .unk referentes às imagens grandes dos personagens para a tela de seleção. São 163 arquivos indo de f(761).unk a f(923).unk. O que eu vou fazer é substituir todos esses arquivos por fotos contendo apenas números de 761 a 923, assim poderei diferenciar qual arquivo corresponde a qual personagem. Uma vez descoberto isso, posso mudar novamente para as imagens de Digimons.
-09/03/2023
Fiz um teste com 10 arquivos .unk substitutos para as imagens. Entretanto, tudo que consegui foram vários personagens não selecionáveis. Vou refazer tudo de novo.
-16/04/2023
Nada dá certo.
-15/05/2023
Começando tudo de novo. Todo o progresso feito anteriormente foi apagado. Foram três meses de trabalho jogados fora.
Baixei uma nova iso limpa. Os trinta e cinco arquivos .unk do f(761) ao f(785) para a demo estão sendo preparados de novo. Dessa vez vou trabalhar nas imagens grandes dos personagens e, se der certo dessa vez, vou mudar as imagens pequenas.
Mudar as imagens devia ter sido a parte fácil do projeto. Estou com medo do que vai acontecer quando tiver que mudar os modelos dos personagens e texturas.
O andamento desse projeto vai ser um pouco mais lento agora que Digimon Seekers está acontecendo, e ainda há algumas páginas a serem completadas no blog também. Também há alguns projetos pessoais que tenho que trabalhar, então meu tempo vai ser menor para trabalhar no jogo. Ainda assim acredito que posso trazer novidades em breve se as coisas derem certo dessa vez.
Gostaria de ter ajuda de alguém que já trabalhou em algum mod do jogo, mas nunca consigo entrar em contato com ninguém.
-21/06/2023
Passei as últimas semanas atrás de ferramentas e tutoriais que fossem mais fáceis de usar. A grande maioria deles usa o iso V3 do KK Team como base para mods, mas a versão da iso V3 que o emulador abre aqui é a 3.0, que é cheia de bugs. A 3.8, que seria a ideal para trabalhar não abre no meu emulador.
-06/08/2023
O projeto está em hiato. As ferramentas não funcionam, eu me desanimei e eu não sei o que fazer. Vou focar em outras coisas no momento e espero retomar o projeto com mais ânimo logo. Enquanto isso, vou trabalhar em outros projetos para o blog.
-29/12/2014
Faz mais de um ano desde que toquei nesse projeto pela última vez. Sinceramente, andei pensando em não voltar a isso, e abandonar a ideia toda de vez, mas parte de mim queria dar uma chance de novo. Recentemente, apareceram vídeos de mods de Sparkling Zero e eu decidi ver como andava a comunidade de mods do Budokai Tenkaichi 3, que, por sinal, continua muito ativa. Foi quando encontrei um mod prometendo 600 personagens, e isso me atiçou a curiosidade de voltar e tentar de novo. Estou começando do zero de novo e isso pode ser o maior erro da minha vida. Consegui as ferramentas de novo, uma nova iso que funciona e comecei a testar as coisas. Até agora tudo bem. Os arquivos sao todos nomeados e numerados como deviam mesmo. Vou tentar mais alguns testes antes de ver se dessa vez dará em algo.
Consegui encontrar mais modelos e fontes de modelos. Estou executando um teste em extrair o Mummymon do Digimon World 4 para usar aqui. Graças a algumas ferramentas de IA consegui uma boa base para um modelo 3D do Pucchiemon e acho que consigo fazer as correções que faltam para deixar o modelo utilizável.
Graças ao vídeo com 600 personagens no jogo, eu decidi trazer de volta todo o elenco cortado do plano original, trazer os Digimons de Ghost Game e incluir algum outro Digimon que ficou de fora e algumas preferências pessoais que eu gostaria de adicionar, fechando por completo as animações de Digimon e alguns mais. Acho que se usar a IA consigo algumas boas bases para modelos 3D do pessoal que falta. Esse é o maior elenco e mais definitivo de todos que eu já fiz.
Não quero criar expectativas de novo, então não estou divulgando nada, e essa página continua oculta no blog. Ainda é possível que a acessem se alguém se der ao trabalho de procurar meus posts de 2023 nos grupos de Facebook que eu divulguei, mas é mais provável que todos tenham apenas esquecido que o projeto uma vez existiu.
Me deseje sorte dessa vez.
- 30/12/2024
Últimos momentos do ano. Estou adiantando o trabalho o máximo que consigo. Tenho as imagens grandes e pequenas prontas e elas não ficaram transparentes dessa vez nas prévias. Tenho a maior parte dos arquivos para fazer as substituições. Mais tarde extrairei os que faltam. O maior desafio será trabalhar com os modelos 3D. O trabalho em si começa no ano que vem.
Decidi que, se não couberem todos os personagens nesse jogo, lançarei apenas metade deles, deixando os outros para um Digimon Budokai Tenkaichi 2.
- 01/01/2025
São muitos arquivos para extrair e editar. Isso que ainda estou apenas na parte de testar mudanças nas transformações e trocar as imagens. Quando terminar essa leva de edições, poderei partir para o último conjunto de arquivos antes de testar as mudanças.
- 02/01/2025
Consegui rodar uma iso com as modificações. O primeiro teste correu muito melhor do que das outras vezes. As imagens ficaram ótimas e as mudanças nas transformações aconteceram. Ainda houve um ou outro erro, mas já muito melhor que a primeira tentativa. As novas ferramentas ajudaram muito.
Como já era previsto, o jogo original não comporta todos os personagens, então o projeto será dividido em duas partes mesmo. Essa primeira parte contará de Adventure a Frontier e seus respectivos filmes, com um total de de 99 personagens e 208 formas diferentes. O restante virá na parte 2 que terá 96 personagens e 202 formas diferentes. O total combinado de Digimons jogáveis diferentes é de 396.
Uma imagem do jogo rodando em um emulador de PS2 pra Android.

Como podem ver, o Ikkakumon parece no lugar do Gomamon. Além disso, se mudar de lutador a imagem grande volta para o personagem de Dragon Ball. Uma ou outra transformação também sumiu, mas nada comparado com o teste de 2023. Esse aqui foi muito melhor.
-07/01/2025
Aqui um bug que está acontecendo sempre.



A primeira imagem é quando abro a tela de seleção de personagem. Os Digimons estão lá normalmente. Entretanto, se eu movo para outro personagem, a imagem volta para a do personagem de Dragon Ball original. Na segunda foto, no lugar do Gohan devia ser o Agumon, enquanto na terceira foto o Goku voltou no lugar do Greymon. A questão é que dessa vez eu tive ajuda com o problema. Fui orientado a comprimir as imagens em 256 e fazer as imagens de novo.