sábado, 30 de abril de 2022

A História de Digimon Adventure



Digimon Adventure é uma das temporadas preferidas entre os fãs da franquia. A animação de 1999 abriu as portas para uma legião de fãs ao redor do mundo, sendo um verdadeiro sucesso. Entretanto a história de Digimon Adventure não se limita apenas à primeira temporada do anime. Há vários outros trabalhos que expandem a história de grupo de Tai como a segunda temporada ou a série de OVAs Digimon Tri.

Muito do material extra dessa saga permaneceu exclusiva para o público japonês, não sendo lançado em nenhum outro país. Isso ajuda a gerar uma sensação de estranhamento no público internacional, que acaba sem entender determinadas informações por não ter dito acesso a elas. Para entender toda a história da saga Adventure, é necessário juntar essas informações pontuais espalhadas por inúmeras mídias. Então vejamos todo os acontecimentos dessa grande história a seguir.




OBS: Sabemos que as diversas mídias de Digimon eram basicamente feitas de forma isolada umas das outras, com equipes diferentes trabalhando sem interação entre si. Por causa disso, informações de animes e jogos acabavam por divergir uma da outra. Meu objetivo com a postagem é unir o máximo dessas informações possíveis de forma que ainda faça sentido com o que é visto nas diferentes mídias e tentando resolver eventuais incoerências.




O Digimundo é um de vários mundos que existem em paralelo ao chamado Mundo Real, o mundo dos humanos. Esses mundos existem em harmonia um com o outro.


Ao longo dos anos, diversas crises aconteceram no Digimundo, mudando seu meio ambiente, isso forçou os Digimons a evoluírem para se adaptar às mudanças. Entretanto muitos Digimons não conseguiram evoluir, falhando em se adaptar, e pereceram. A possibilidade da não-evolução dos Digimons deu origem a um ser de trevas conhecido como Apocalymon¹. Sua mera existência foi o bastante para bagunçar o tecido do Digimundo de modo que a harmonia com o Mundo Real foi afetada. Entre outras coisas, o tempo entre os dois mundos passou a correr em ritmos diferentes, com o tempo no Digimundo passando muito mais rápido que no Mundo Real.

Para se vingar do Digimundo por abraçar a evolução enquanto ele representava o oposto disso, e portanto não tinha lugar no mundo, Apocalymon criou quatro poderosos Digimons, Pinochimon, Piedmon, Metal Seadramon e Mugendramon para espalhar as trevas e destruir o mundo. Com o equilíbrio bagunçado, o Digimundo e o Mundo Real se aproximaram ao ponto de um interferir no outro. Diversos Digimons foram confundidos com entidades místicas, dando origem a diversos mitos e lendas pelo mundo². Com o surgimento e avanço da tecnologia digital e da rede no Mundo Real, os dois mundos se aproximaram ainda mais, mas havia o desequilíbrio causado pelas trevas.

Yukio Oikawa e Hiroki Hida eram dois amigos próximos que gostavam de videogames e acreditavam que os personagens dos jogos que eles gostavam existiam de verdade em outro mundo. Esse mundo era na verdade o Digimundo, e esses personagens eram Digimons. O pai de Hiroki não gostava que o filho passasse tanto tempo jogando. Yukio e Hiroki cresceram. Yukio passou a trabalhar com computadores e Hiroki se tornou policial.

Hiroki e Yukio acreditavam na existência de um mundo virtual

Em 1995, um Digitama, ovo de Digimon, se perdeu acidentalmente na rede e acabou indo parar em Hikarigaoka, no Mundo Real. Esse ovo acabou sendo encontrado por Tai e Kari Kamiya, que cuidaram dele e o fizeram crescer e digivolver. Um Parrotmon selvagem apareceu no Mundo Humano e acabou lutando contra esse Digimon, agora evoluído em Greymon. Além de Tai e Kari, outras crianças presenciaram a luta. Entre elas estavam Matt Ishida, Takeru Takashi, Sora Takenouchi, Koushiro Izumi, Joe Kido e Mimi Tachikawa. Usando dados obtidos dessas oito crianças, Homeostase trabalhou com seus seguidores para criar Digimons especiais para lutar ao lado delas contra as trevas, pois essas crianças tinham características capazes de provocar a evolução mais rápida num Digimon.

Digivices e Brasões foram fabricados para ajudar a canalizar o poder das crianças, o que ajudaria na evolução desses Digimons³. No Mundo Real, a causa da destruição provocada pela batalha entre os Digimons nunca foi descoberta pelos órgãos responsáveis, e acabou sendo atribuído a algum tipo de ataque terrorista. As oito crianças se mudaram para Tóquio depois disso⁴. Em algum momento após 1995, os pais de Matt e T.K se divorciaram. Matt passou a morar com o pai em Odaiba enquanto T.K e a mãe se mudaram para Setagaia. Os dois irmãos mantiveram contato apesar de tudo. Também por volta dessa época, Izzy descobriu que não era filho biológico de seus pais, mas que era adotado.

A batalha que começou tudo

Despercebido por todos, outro Digitama apareceu no Mundo Real em 1995. Esse ovo acabou indo parar em Summer Memory, Estados Unidos, e foi encontrado por Willys. Dois Digimons nasceram desse ovo, Gummymon e Chocomon. Willys e seus dois Digimons estavam sempre juntos brincando até que um dia Chocomon desapareceu misteriosamente.

Nascidos do mesmo Digitama, Chocomon e Gummymon se tornaram parceiros de Willys

No Digimundo, os Mestres das Trevas descobriram o plano de Homestase e atacaram o castelo onde os Digimons estavam sendo fabricados. Piedmon roubou os Brasões, mas um dos seguidores de Homeostase, Gennai, conseguiu salvar os Digivices e os ovos e os levou para um lugar seguro na Ilha Arquivo. Entretanto, um dos ovos se perdeu na fuga. Gennai acabou infectado por um vírus de Piedmon, envelhecendo em decorrência dele. Piedmon escondeu os Brasões roubados ao longo do Continente Server. Os sete Digitamas restantes chocaram e os sete Digimons esperaram o dia que seus parceiros viriam. O Digimon cujo Digitama se perdeu cresceu sozinho e eventualmente se tornou uma Plotmon. Plotmon cresceu esperando alguém que ela não sabia quem, mas parou de esperar e esqueceu quando encontrou Myotismon. Ela passou a trabalhar para ele, digivolvendo para Tailmon, e se tornou amiga de um Wizardmon depois de salvá-lo. Myotismon eventualmente tomaria posse do antigo castelo de Homestase.

Em 1996, no dia 29 de fevereiro, uma criança chamada Lui Ohwada estava comemorando seu primeiro aniversário. Lui tinha uma infância sofrida com o pai doente e a mãe que o maltratava. Ele queria amigos que o protegessem. Esse desejo atraiu um Digitama para ele, de onde saiu Ukkomon. Ukkomon tinha o poder de realizar desejos, e prometeu trazer vários amigos para Lui. Ukkomon deu um Digivice para Lui e se tornou seu parceiro. A vida de Lui melhorou a partir daí graças às ações de Ukkomon.

Ukkomon, enviado por Homeostase, estava encarregado de criar vínculos entre humanos e Digimon, tornando-os parceiros e lhes entregando Digivices como o de Lui e como os que os servos de Homeostase tinham desenvolvido para Tai e os outros. A partir daí, novos DigiEscolhidos surgiam, alguns seno crianças que já tinham tido algum tipo de contato com Digimons, como foi o caso de Willys. A cada ano, o número de novos DigiEscolhidos dobrava. Menoa Bellucci foi uma das crianças que encontrou um parceiro Digimon nessa época.

Os Mestres das Trevas ainda eram uma ameaça a ser combatida no Digimundo. Vendo que as crianças que ela escolheu para lutar ainda não estavam prontas, Homeostase teve que recrutar cinco outras crianças mais velhas entre as crianças que Ukkomon tinha unido a Digimons⁵. Entre essas crianças estavam Maki Himekawa e Daigo Nishijima. Essas crianças lutaram contra os Mestres das Trevas, mas não eram poderosas o bastante e quase foram derrotadas. Através do sacrifício do parceiro de Maki, Megidramon, os outros quatro Digimons conseguiram poder para digivolver para a orma Extrema, selar temporariamente os Mestres das Trevas e banir Apocalymon para além da Parede de Fogo do Digimundo. Os quatro Digimons se tornaram protetores do Digimundo, as Quatro Feras Sagradas Tintiromon Zhutsemon, Xuawumon e Baihumon. As trevas foram momentaneamente contidas, mas Maki nunca superou a morte do parceiro.

Daigo e Maki com seus parceiros

Em 1999, fenômenos climáticos estranhos começaram a acontecer em todo o Mundo Real. Eram os Mestres das Trevas se libertando e ameaçando o equilíbrio entre os mundos novamente. Tinha chegado a hora de chamar Tai e os outros para a luta. Tai, Matt, Sora, Izzy, Mimi, Joe e T.K estavam num acampamento de verão quando os Digivices apareceram diante deles e os levaram para o Digimundo, onde encontraram seus parceiros Digimons. Kari estava doente e não pôde ir para o acampamento. Gennai tentou entrar com contato com as crianças, mas devido à influência de Devimon manipulando as trevas na Ilha Arquivo, ele não conseguiu. Devimon tentou destruir as crianças usando Engrenagens Negras para controlar os Digmons selvagens da ilha. Quando as crianças derrotaram Devimon, Gennai enfim conseguiu entrar em contato com elas e orientá-las na busca pelos Brasões pelo Continente Server.

Myotismon tinha planos de dominar o Digimundo e ao saber da chegada das crianças humanas, tratou de atrapalhar a missão delas. Sabendo que havia uma oitava criança que não tinha ido ao Digimundo, Myotismon organizou uma invasão ao Mundo Real atrás dela com um exército de Digimons, sem saber que Tailmon era a parceira da oitava criança. Com Kari e Tailmon se encontrando, as crianças conseguiram derrotar Myotismon. Myotismon ressurgiu como Venom Myotismon, mas foi novamente derrotado. Mas enquanto as crianças lutavam no Mundo Real, os Mestres das Trevas expandiam seus poderes, remodelando o Digmundo à vontade deles. As crianças enfim voltaram ao Digimundo e enfrentaram os quatro Mestres. No estado que o Digimundo se encontrava, Apocalymon conseguiu atravessar a Parede de Fogo do Digimundo e estava a ponto de concretizar sua vingança. As crianças quase perderam a luta, mas enfim derrotaram Apocalymon, restaurando o Digimundo e consertando a distorção do tempo entre os mundos. O portal entre os dois mundos acabou se fechando por um tempo.

Durante a invasão de Myotismon, diversos Digimons apareceram no Mundo Real. Crianças que tiveram algum tipo de contato com Digimons eventualmente foram reconhecidas como Digiescolhidas e receberam parceiros Digimons de Homeostase e Ukkomon.

Cody estava no avião que quase cai devido à interferência do Digmundo aparecendo no céu. Davis foi uma das crianças capturadas pelos Bakemon. Yolei mandou um e-mail na batalha contra Diaboromon. Os três se tornariam Digiescolhidos

Gennai, orientado por Homeostase, apagou todos os registros digitais e qualquer tipo de informações a respeito dos ataques de Digimons naquele ano. Uma pequena quantidade dos dados de Apocalymon conseguiu sobreviver. Um fragmento desses dados infectou um Digimon chamado Meicoomon, que se tornaria parceira de Meiko Mochizuki. Homeostase percebeu que, apesar desse fragmento a deixar descontrolada, Meicoomon se mantinha bem quando perto de Meiko. Gennai auxiliou o grupo de pesquisadores do pai de Meiko com assuntos relacionados aos Digimons. Maki e Daigo também passaram a trabalhar com ele eventualmente. O restante dos dados de Apocalymon deu origem a Mephismon, que acabou por fugir para outro mundo⁶.

Sem que ninguém soubesse, Mugendramon e Venom Myotismon não foram inteiramente destruídos. Myotismon conseguiu sobreviver encontrando Yukio, que estava abalado pela morte recente de Hiroki e viu Tai e os outros sendo levados para o Digimundo. Myotismon ofereceu a Yukio a oportunidade de ir ao Digimundo em troca de possuir a mente e o corpo do humano. Desesperado, Yukio aceitou. Ele criou dois Digimons a partir de dados de si próprio: Arukenimon e Mummymon.

Yukio sendo dominado por Myotismon

Por outro lado, os dados remanescentes de Mugendramon encontraram um Kimeramon e se uniram a ele, criando um bug temporal chamado Millenniumon. A existência de Millenniumon fez o tempo no Digimundo regredir e diversos Digimons que Tai e os outros destruíram voltarem à vida⁷, além de reabrir o portal entre os mundos. As crianças foram novamente chamadas ao Digimundo, mas acabaram capturadas pelos inimigos. Gennai teve que chamar outra criança humana, Ryo Akiyama, para enfrentar Millenniumon e salvar os outros. Millenniumon é derrotado, mas consegue sobreviver em segredo.

Millenniumon nasce da união de Mugendramon e Kimeramon

Em 2000, um vírus de computador assume a forma de um Digitama, do qual nasce um novo Digimon que cresce e evolui ao devorar dados digitais na rede. O Digimon digivolve para Infermon e depois para Diaboromon e lança um míssil nuclear no Mundo Real. As crianças conseguem derrotá-lo quando War Greymon e Metal Garurumon se fundem em Omnimon e impedem o míssil de destruir Odaiba. Mais tarde naquele ano, as crianças são novamente chamadas para o Digimundo. Dessa vez elas precisam abdicar o poder dos Brasões para consertar o equilíbrio do Digimundo, que ainda não estava completamente restaurado após as ações dos Mestres das Trevas anteriormente. Com isso, os Digimons das crianças perdem a capacidade de evoluir para as formas Perfeita e Extrema.

Ryo era amigo de um garoto mais novo chamado Ken Ichijouji. Um dia, um Digivice surgiu do computador na casa de Ken e foi pego pelo irmão do garoto, Osamu, que o guardou. Como a batalha contra Diaboromon aconteceu dentro da internet, diversas crianças ao redor do mundo a presenciaram. Entre elas, Ken e Ryo. Após a batalha um Veemon aparece no computador e avisa Ryo que Milleniumon voltou. Ryo e Ken são levados para o Digimundo, mas acabam se separando. Os dois recebem a missão de recuperar o antigo poder da Híper Digievolução/Evolução de Armadura com os Digiovos e da Digievoluçao de DNA. Ryo e Veemon se tornam parceiros, assim como Ken e Wormmon. Os dois unem seus poderes e Millenniumon é derrotado, mas lança Sementes das Trevas em Ryo. Ken consegue salvar o amigo, mas acaba sendo atingido por uma das sementes. Os dois voltam para casa.


Millenniumon resurge, agora como Moon Millenniumom, e as quatro Feras Sagradas o enfrentam, mas acabam derrotadas. Tintiromon⁸ consegue escapar e contatar Ryo, que está cuidando de Ken que está doente por causa da Semente das Trevas. Tintoromon coloca Ryo para enfrentar vários Domadores num falso torneio em preparação para a luta contra Moon Millenniumon. A verdade é que Ryo e Millenniumon deviam ser parceiros. O Mugendramon que deu origem ao Millenniumon devia ser o parceiro Digimon de Ryo, mas os dois não chegaram a se encontrar. Desde então, Ryo teve vários parceiros temporários, como o Agumon de Tai. Millenniumon é novamente derrotado, mas uma explosão acontece e joga ele e Ryo para fora do Digimundo. Os dois se perdem no fluxo do espaço-tempo com Millenniumon indo parar no futuro do Digimundo e Ryo no passado⁹.

No mundo Real, Ken finalmente melhora da doença, mas a Semente das Trevas começa a mudar o garoto, que aos poucos vai deixando de ser gentil, além de mexer com a memória dele. Aos poucos ele vai se esquecendo de Ryo. O Digivice que Osamu guardou reage com Ken e o garoto consegue voltar ao Digimundo por um tempo¹⁰. Quando ele volta para casa, Osamu fica com raiva por Ken ter mexido em suas coisas. Furioso, Ken deseja que Osamu suma. Osamu é atropelado por um carro e morre, deixando Ken abalado. No funeral, Ken é avistado por Yukio, controlado inconscientemente por Myotismon, que percebe que o garoto é um Digiescolhido e que tem uma Semente das Trevas nele. Yukio faz Ken parar no Mar Negro, outro mundo paralelo ao Mundo Real, repleto de Torres Negras que comportam energia das trevas. Ken começa a esquecer suas aventuras no Digimundo, e passa a acreditar que o Digimundo é algum tipo de jogo de computador que ele precisa conquistar para vencer.

Influenciado pela Semente das Trevas, Ken vai de uma criança gentil e alegre para o cruel Imperador Digimon

Em paralelo a isso, Willys consegue reencontrar Chocomon, mas o Digimon está diferente, agora digivolvido em Wendimon. Gummymon também digivolveu e agora é Terriermon. Wendimon começa a raptar crianças esperando que uma delas seja o Willys que ele conhecia, pois ele não reconhece o garoto como ele está agora. Terriermon protege Willys quando Wendimon tenta atacá-lo.

Ken adotou a alcunha de Imperador Digimon e começou seu plano de conquistar o Digimundo. A Semente das Trevas o deixou muito inteligente, então ele conseguiu criar Torres Negras no Digimundo que impediriam que os Digimons digivolvessem normalmente. Ele também criou Anéis Negros, que eram cópias das trevas do Anel Sagrado, para controlar os Digimons. Wormmmon permaneceu ao lado de Ken, tentando fazer o garoto voltar ao normal. Sua base de operações é energizada pelo antigo Brasão do garoto, o Brasão da Bondade. Sem que Ken soubesse, as Torres Negras afetavam o equilíbrio do Digimundo. Tudo era parte do plano de Yukio manipulado por Miyotismon. Enquanto isso, Mimi tinha se mudado para os Estados Unidos e T.K e sua mãe se mudaram para Odaiba.

Em 2002, Ken já tinha dominado várias áreas do Digimundo. As Feras Sagradas perceberam que precisavam usar novamente o poder dos Digiovos para enfrentar a nova crise. Como Tai e os outros já não tinham tempo para lutar devido a seus compromissos pessoais, novas crianças tiveram que ser chamadas: Davis Motomiya, Yolei Inoue e Cody Hida, filho de Hiroki. As três crianças estiveram envolvidas de algum modo nos eventos relativos aos Digimons no Mundo Real em 1999 e 2000. Os três, juntamente com T.K e Kari, usam os Digiovos para enfrentar Ken. Sofrendo derrota após derrota, Ken usa o poder das trevas para criar um Digimon perfeito para ser seu parceiro: Kimeramon. A presença de Kimeramon no Digimundo causa uma bagunça no tecido da realidade, interferindo com a continuidade do espaço-tempo. Num bug temporal, parte dos dados de Kimeramon no presente se une aos de Mugendramon no passado dando origem a Millenniumon no passado¹¹. Wormmon se sacrifica para dar poder às crianças para destruir Kimeramon e isso faz Ken perceber a verdade. Ele adoece de novo, mas melhora depois de encontrar o ovo de Wormmon novamente.

Enquanto Ken se recuperava, T.K e Kari viajaram para visitar Mimi. Eles são atacados por Wendimon, que sequestra Mimi e os Digiescolhidos mais velhos. T.K e Kari encontram Willys e Terriermon e chamam Davis e os outros para ajudar na luta. Wendimon é derrotado, mas Willys reencontra seu ovo, que eventualmente choca e ele tem seus dois parceiros de novo¹².


Kimeramon tinha destruído muitas áreas no Digimundo então Davis e os outros começaram um trabalho de reconstrução. As Torres Negras, apesar de desativadas, ainda tinham poder das trevas. Arukenimon usou essas torres para criar Digimons artificiais e mexer ainda mais com o equilíbrio. Ken descobre o que Arukenimon está fazendo e passa a destruir esses Digimons, mesmo que as outras crianças não entendam a princípio. Eventualmente, ele se junta aos outros na batalha contra Arukenimon e Mummymon usando o poder da Digievolução de DNA. Arukenimon cria Black War Greymon, mas ele se recusa a receber ordens e passa a vagar pelo Digimundo. Black War Greymon começa a destruir as Pedras Sagradas do Digimundo, esperando que um poderoso Digimon apareça para enfrentá-lo se ele destruir todas. O Digimon que acaba se revelando é Tintoromon, das Feras Sagradas. Tintoromon usa seus poderes para tentar restaurar o máximo que puder do equilíbrio do Digimundo, mesmo que não consiga restaurar tudo. Ele dá poder aos Digimons de Tai e dos outros para que todos consigam digivolver novamente para a Forma Perfeita e, eventualmente, para que Agumon e Gabumon recuperem suas Formas Extremas. Ele também cura Gennai do vírus de Piedmon. Gennai e seus clones passam a auxiliar as crianças.

O equilíbrio entre o Digimundo e o Mundo Real está tão abalado que não apenas Digimons, mas também Torres Negras começam a aparecer no Mundo Real. Enquanto os Digiescolhidos se dividem para encontrar as outras crianças ao redor do mundo, Yukio manda Arukenimon e Mummymon atrás de crianças em quem ele poderia plantar Sementes das Trevas como a de Ken. Mas Yukio não é mais o único que sabe da semente em Ken. Demon descobre sobre a semente e invade o Mundo Real com seus servos atrás dela. Os Digimons de Tai e dos outros dão seus poderes recém recuperados para Paildramon se tornar Imperialdramon. Usando o Digivice de Ken, as crianças prendem Demon no Mar Negro e destroem seus servos. Ainda assim, Yukio consegue capturar Ken e dividir a semente dele para plantar nas crianças que ele escolheu. Yukio é atacado por Black War Greymon, que sabe que o humano é a ameaça verdadeira para o Digimundo no momento e quase o mata, mas acaba sendo destruído por ele. Antes de morrer, Black War Greymon usa suas forças para fechar o portal entre os dois mundos.

Quando as sementes começam a germinar nas crianças, Yukio vai atrás delas prometendo que todas poderão ir ao Digimundo. Yukio abre o portal, mas todos acabam indo parar em outro mundo. Myotismon, agora evoluído em Malo Myotismon, finalmente se revela e diz que estava usando Yukio esse tempo todo, se alimentando da energia vital dele e das trevas. Malo Myotismon tenta espalhar as trevas entre os mundos, mas é finalmente destruído por todas as crianças Digiescolhidas ao redor do mundo. O Digimundo foi muito afetado por toda a energia das trevas das ações de Yukio, então o humano usa suas poucas forças restantes para enfim restaurar o equilíbrio, morrendo logo após finalmente conhecer seu parceiro Pipimon.

Depois de finalmente conhecer seu parceiro, Yukio se sacrifica para restaurar os danos causados por sus ações no Digimundo

Outra que não experimenta um final feliz com seu Digimon é Menoa. Ela descobre que o vínculo humano/Digimon é temporário e limitado pelo potencial que a criança ainda tem. Quando Menoa amadureceu rápido demais, gastando seu potencial muito cedo, ela perdeu sua parceira Morphomon, que desaparece para sempre. Abalada, ela tentou estudar um meio de recuperar Morphomon.

Amadurecer rápido demais fez com que Menoa perdesse Morphomon ainda muito jovem

Tantos problemas envolvendo o equilíbrio entre o Digimundo e o Mundo Real enfim chamaram a atenção de Yggdrasill, computador central e atual deus do Digimundo. Yggdrasill começou a ver os humanos como uma ameaça e achou melhor que os dois mundos se separassem. Ele usou um dos clones de Gennai, ainda sofrendo um pouco da infecção de Piedmon, e o fez se aproximar de Maki, planejando usar a humana quando chegasse a hora.

Dentro da rede, Diaboromon reaparece. As crianças se juntam para enfrentá-lo novamente, mas o Digimon planejou ser derrotado para enviar centenas de Kuramon para o Mundo Real onde poderia renascer. Com os Kuramons soltos, todos eles digivolveram juntos para Armagemon, que conseguiu até mesmo vencer Omnimon. Imperialdramon usa os poderes de Omnimon para alcançar sua Forma Paladina e consegue destruir Armagemon de vez.

O plano de Diaboromon era enviar milhares de Kuramon para o Mundo Real, onde eles digivolveriam em Armagemon

Lui viu essa luta pela TV e ficou horrorizado que Digimons lutassem assim. Ukkomon diz que criou os Digimons das crianças assim pelo desejo de Lui de querer amigos que o protegessem. Lui percebe que Ukkomon entendeu errado o que ele queria, mas fica com raiva ao descobrir que Ukkomon esteve manipulando os pais de Lui para serem legais. Com raiva, Lui quebrou seu Digivice, fazendo Ukkomon desaparecer. Ainda assim, Ukkomon continuou trabalhando para unir cada vez mais humanos e Digimons. Lui segue sentindo culpa por seu desejo ter envolvido tantas crianças em lutas perigosas, e acreditando que todas as parcerias entre humanos e Digimons depois dele são falsas.

Os Digimons de Tai, Matt, Sora, Izzy, Mimi e Joe não conseguem permanecer no Mundo Real por muito tempo, então precisam voltar para o Digimundo¹³. Uma vez que o portal entre os mundos foi fechado por Black War Greymon, as crianças e seus parceiros não conseguem permanecer em contato. Em algum momento depois da batalha contra Armagemon, Patamon e Tailmon também voltaram ao Digimundo, deixando T.K e Kari.

Em 2005, o plano de Yggdrasil para separar os dois mundos está pronto para se realizar. Maki arma para que a família de Meiko se mude para perto de Tai e dos outros, o que mexe com os dados de Meicoomon ao ponto dela começar a causar distorções que infectam os Digimons, deixando-os descontrolados. Davis, Ken, Cody e Yolei descobrem os planos de Yggdrasil, mas são derrotador por Alphamon, um Cavaleiro Real servo de Yggdrasill.


As distorções vão ficando mais fortes ao ponto de Digimons surgirem no Mundo Real novamente. Tai e os outros reencontram seus parceiros e lutam contra os Digimons infectados. Um dos servos de Homeostase, Hackmon, observa os humanos, intervindo quando necessário. Ele revela que Meicoomon era a causa das infecções e que se ela não conseguir se conter, será necessário reiniciar o Digimundo ao seu estado de origem, o que também apagaria a memória dos Digimons. As crianças tentam evitar o reboot, mas falham. Quando descobrem que o reboot não resolveu o problema e que pode ser necessário reiniciar a parte digital do Mundo Real também, elas decidem ir contra Homeostase e lutar do jeito que elas acham certo. Davis e os outros são resgatados, mas Meicoomon tem que ser destruída. Maki consegue enfim reencontrar seu antigo parceiro como queria, mas o Digimon não se lembrava dela por causa do reboot e ela desaparece no Mar Negro. É descoberto que Meicoomon guardava um backup de todos os dados das memórias dos Digimons, o que faz todos recuperarem suas memórias.

Izzy consegue reunir todos os Digiescolhidos ao redor do mundo e coordena-los quando um Digimon surge no Mundo Real para manda-lo de volta ao Digimundo causando o mínimo de dano. Depois de anos de falhas, Menoa conseguiu criar um Digimon artificial a partir dos dados de Morphomon, ao qual ela chamou de Eosmon. Ela chegou à conclusão de que se não era possível recriar o vínculo perdido com o parceiro, ela poderia impedir que ele acabasse para os outros Digiescolhidos, prendendo a consciência do humano em um plano digital onde ele seria criança para sempre.

Vários Eosmon são enviados para capturar os Digiescolhidos em todo o mundo

Usando Eosmon, Menoa começou a sequestrar os Digiescolhidos ao redor do mundo para que eles não compartilhassem o mesmo destino que ela. Ela quase conseguiu concretizar seu plano totalmente, mas foi impedida por Tai e Matt. Infelizmente, isso aconteceu já no final da parceria deles com Agumon e Gabumon e os dois Digimons despareceram depois de salvar todos os capturados. Piyomon, Tentomon, Gomamon e Palmon também desapareceram não muito depois.

Em 2012, após 9 anos desaparecido, o Digitama de Ukkomon ressurge em Tóquio. O Digitama passa uma semana flutuando acima da Torre de Tóquio, aguardando o próximo aniversário de Lui para liberar milhões de Digitamas por todo o mundo, unindo toda a população do mundo com Digimons de uma vez à força. Lui conhece Davis, Ken e os outros e, com a ajuda deles, consegue conversar com Ukkomon e pará-lo. Lui recupera o Digitama de Ukkomon e espera que ele choque novamente. Ainda assim, com Ukkomon destruído, todos os Digivices deixam de existir. A amizade entre os humanos e seus Digimons era tão real e forte, que nada acontece para separá-los.

O Digitama de Ukkomon surge acima da Torre de Tóquio em 2012

Ainda não se sabe como mas em algum momento após 2012 e antes de 2027, os Tai, Matt e os outros DIgiescolhidos mais velhos recuperaram o vínculo perdido com seus antigos parceiros, recuperando seus Digimons¹⁴. Em 2027, eles já são adultos e seus filhos vivem as próprias aventuras. Matt e Sora se casaram, assim como Ken e Yolei. Os outros casaram com outras pessoas.





1. Diferente do que foi dito pelo próprio no anime, Apocalymon não surge dos dados reunidos dos Digimons mortos no processo de restruturação do Digimundo. A novelização da temporada dá mais detalhes do personagem. A origem antiga pode ser vista como uma mentira do Digimon ou tratada como se ele próprio achasse que é realmente isso.
2. O episódio 33 de Digimon Adventure 02, Pânico em Kyoto, inicialmente deixou essa possibilidade em aberto. Posteriormente, a lore de Digimon de forma geral passou a trabalhar oficialmente com essa versão da história, ao invés da de que os Digimons que representam divindades é que foram baseados nos dados das mitologias respectivas.
3. É sempre deixado claro que o poder não está no Brasão, mas existe nas próprias crianças, com o Brasão sendo apenas um canalizador.
4. As famílias de Tai e dos outros saíram de Hikarigaoka logo após o incidente. Mas no filme The Beginning comete um furo de cronologia ao mostrar Tai e Kari crianças em Hikarigaoka um ano após o incidente que os tirou de lá em primeiro lugar
5. Não há informação oficial de quando o grupo de Maki e Daigo foi ao Digimundo no tempo do Mundo Real. Mas eles têm por volta de 12 anos no flashback de Tri, o que os deixa com cerca de 25 durante o tempo normal dos OVAs. De todo modo, a batalha deles contra os Mestres das Trevas precisa acontecer DEPOIS do ataque de Piedmon ao castelo onde os Digimons das crianças de Adventure estavam sendo criados, ou ficaria ainda amis incoerente. Mas não pode acontecer MUITO tempo depois ou Daigo e Maki teriam idades mais próximas ao grupo de Tai.
6. Em Batalha dos Aventureiros é dito que Mephismon surgiu dos dados de Apocalymon. Não é dito com todas as letras, mas fica implícito que é o mesmo Apocalymon de Adventure. Ele pode até ter vindo do fragmento que o Gennai de Tri recupera no final do sexto filme.
7. Exemplo de como a falta de comunicação entre os responsáveis pelas diferentes mídias causa problemas de continuidade. Myotismon é um dos Digimons mortos que é trazido de volta por Millenniumon. Mas nesse ponto do tempo, Myotismon estava vivo e habitando o corpo de Yukio. Isso fez com que houvesse dois Myotismon existindo ao mesmo tempo naquele momento.
8. A Fera Sagrada que ajuda Ryo no jogo é escolhida pelo jogador, podendo ser qualquer uma das quatro. Escolhi usar Tintiromon aqui porque é ele quem aparece para ajudar em 02 e isso manteria a continuidade.
9. A história de Ryo e Millenniumon não acaba aqui, mas os acontecimentos do jogo seguinte "deixam de ser relevantes" para a continuidade de Digimon Adventure e começa a se entrelaçar com a de Digimon Tamers. No jogo, Ryo revisita acontecimentos passados de Adventure, mas isso não influencia na história realmente.
10. Outro exemplo do problema de comunicação. A forma como Ken vai ao Digimundo na animação é diferente da mostrada no jogo. Além disso, no anime ele volta bem sendo repreendido pelo irmão, enquanto no jogo ele volta doente e Ryo está com ele. Isso abre brecha para inferir que Ken possa ter ido duas vezes ao Digimundo antes da Semente das Trevas o transformar de vez no Imperador Digimon.
11. Isso cria um paradoxo temporal envolvendo Millenniumon. Ele existe porque Mugendramon se uniu ao Kimeramon criado por Ken, mas Ken criou o Kimeramon infectado pela Semente das Trevas lançada por Millenniumon.
12. Ficou estabelecido em Digimon Adventure que se um Digimon morre no Mundo Real, ele não retorna como Digiovo. Entretanto, o Digitama de Chocomon é visto no final do filme e Willys é mostrado com ambos os Digimons nos créditos. Além disso, ele é rapidamente mostrado com os gêmeos em Last Evolution Kizuna. Pode-se argumentar que no momento da morte de Chocomon, as crianças se encontravam em uma dimensão distorcida pelo Digimon e por isso ele pôde renascer, mas no CD Drama The Door to Summer, Willys aparece apenas com Terriermon.
13. Digimon Adventure 02 termina sem mostrar se as crianças tiveram que se separar dos parceiros, mas sabemos que Veemon, Wormmon, Hawkmon, Armadillomon, Patamon e Tailmon podiam ficar com seus parceiros no Mundo Real sem problemas. Ainda assim Tri começa com as crianças e os Digimons da primeira temporada separados há algum tempo. Isso não explica porque ou como Davis e os outros tinham seus parceiros no filme.
14. Espera-se que a reunião seja explicada em algum momento no futuro. Se sim, essa parte será alterada com a resposta.


4 comentários:

  1. bem interressante, tem que adicionar o filme last evolution na historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele tá na história. É a parte que fala da Menoa e Tai e os outros perdendo os parceiros no final da matéria

      Excluir
  2. Muito bom, porém os nomes estadunidenses não rola comigo. Devia ser os originais. E tem outras coisas que não foram explicadas no texto. Mas tudo bem. Muito bom o trabalho. Parabéns pelo empenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão dos nomes é costume. A maior parte conhece os personagens pelos nomes americanos, então au uso eles pra Adventure de forma geral.
      O que foi que não foi explicado? Dependendo do que foi eu atualizo.

      Excluir