quarta-feira, 5 de março de 2025

Parceiros Humanos Mortos



Enquanto visitava comunidades de animes e outras mídias, ocasionalmente eu encontrava um tópico recorrente a respeito de franquias de coleção e treinamento de monstros, frequentemente referidas como Gênero Mon: esse monstros morrem? No caso de Digimon, não é surpresa para ninguém que sim, eles morrem, muitas vezes. Algumas vezes de forma temporária, outras de forma definitiva. Tudo depende da situação específica em que a morte aconteceu. Mas havia um outro tópico recorrente nessas comunidades: o que acontece com esses monstros quando o parceiro humano morre?

Por diversas razões, mortes de humanos não são tão frequentes nas animações de coleção e treinamento de monstros. Em franquias como Digimon, onde o número de humanos com parceiros é muito limitado em comparação com outras franquias similares, as mortes desses personagens são ainda mais raras. Ainda assim, elas acontecem. A maior parte vindo de materiais fora das animações. Vamos relembrar as vezes em que Digimon nos trouxe mortes de Domadores, ou qualquer que seja a denominação usada na mídia em questão.

OBS: Contem spoilers de animações, jogos e outras mídias
OBS: Essa matéria pode ser atualizada futuramente



Yukio Oikawa, em Digimon Adventure 02
Yukio passou três anos sendo possuído por Myotismon, que se alimentava de sua energia enquanto conduzia seus planos de vingança contra as crianças. Quando Myotismon finalmente se revelou e saiu do corpo de seu hospedeiro, Yukio ficou muito debilitado. Depois de finalmente chegar ao Digimundo e encontrar seu parceiro, Pipimon, Yukio deu suas últimas forças restantes para restaurar o equilíbrio do Digimundo, morrendo no processo. Pipimon fica triste ao ver seu parceiro morrendo logo após finalmente se encontrar com ele, mas nada acontece com o Digimon.



Spencer Damon em Digimon Savers
Spencer era mantido prisioneiro de Yggdrasil devido às ações de Kurata pré-temporada. Ele apostou a própria vida que eventos como os que Kurata causou não aconteceriam de novo, então, após a morte de Merukimon e o novo ataque de Kurata, ele foi morto em frente à Yggdrasill por seu próprio parceiro, Bancho Leomon. Bancho Leomon fundiu a alma de ambos em seu corpo, mas o corpo físico de Spencer foi tomado por Yggdrasil, que o usou como avatar. Mais tarde, Bancho Leomon se sacrifica para deter Yggdrasil, detruindo o corpo de Spencer junto. Após a derrota de Yggdrasil, Spencer foi ressucitado, ainda assim tendo morrido duas (ou três) vezes.



Maki HimekawaDaigo Nishijima em Digimon Adventure Tri
Daigo e Maki eram parte do primeiro grupo de DigiEscolhidos recrutados para enfrentar os Mestres das Trevas no Digimundo antes da turma de Tai. Com o reboot do Digimundo, Maki conseguiu reencontrar seu parceiro perdido, Bakumon, que havia morrido na luta contra os Mestres das Trevas anos atrás. Quando Bakumon não reconheceu Maki, porque as memórias do Digimon haviam se perdido, Maki entrou em desespero e foi arrastada para o Oceano Negro, morrendo afogada pelos seres daquele mundo. Daigo estava com Taichi após se perderem num desabamento no Digimundo. Daigo ficou gravemente ferido, mas conseguiu ajudar Taichi e os dois encontraram o grupo de Davis. Quando o Gennai sombrio interrompeu o suporte vital que mantinha o grupo vivo, o complexo iniciou a auto destruição. Daigo prendeu Taichi na única capsula de fuga restante e ficou para trás para garantir a segurança das crianças, morrendo na explosão do complexo.



O elenco inteiro de Digimon Survive
Embora a história real de Digimon Survive termine com todas as crianças vivas e com seus parceiros, temos quatro rotas alternativas onde acompanhamos as mortes de todo o elenco, com exceção de Takuma. Em todos os casos, a morte do humano resulta na morte imediata do parceiro Kemonogami. Ryo, Miu, Saki e Shuji morrem ao serem puxados para o nevoeiro pelos Kenzoku, com o adicional de que Shuuji tinha sido devorado por seu parceiro Wendimon e estava dentro dele no momento. Aoi é gravemente ferida por Piemon, o que leva à sua fusão com Labramon em Plutomon e eventual enlouquecimento. Kaito e Akiharu são absorvidos por Boltboutamon após Piemon assumir o controle da fusão. Miyuki é morta por Plutomon ou Boltboutamon (dependendo da rota) enquanto possuída pelo Mestre. A morte de todos fica implícita no final ruim quando um ano se passa no mundo humano e ninguém além de Takuma retornou. Um ano no mundo normal equivalendo a mais de cem no mundo Kemonogami. Fora isso, os diálogos iniciais do jogo confirmam que outras crianças que estavam com Akiharu e Miyuki já haviam sido pegas e mortas pelos Kenzokus. Continuando, a própria rota verdadeira da história nos mostra os espíritos de outros humanos que foram para aquele mundo muitos anos antes e morreram sacrificados. Os parceiros de deles são agora as Feras Sagradas protetoras daquele mundo. Por fim, ainda na rota verdaderia, temos os irmãos Yukiha e Haruckiha Misane, que também morreram no mundo Kemonogami e se tornaram espíritos. Haruchika era o parceiro de Huanglongmon e ambos se tornaram o Mestre daquele mundo.



Saya Ryusenji, em Digimon Seekers
Saya contraiu a condição de Desaparecida em Combate Digital, tendo sua consciência fundida ao DigiNúcleo de seu parceiro Black Agumon. Vinte anos depois, o Professor Ryusenji revela que o corpo físico de Saya morreu já há algum tempo, e sua consciência não sobreviveria se fosse despertada e separada do DigiNúcleo de Black Agumon. A mente de Saya permeneceu fundida à de Black Agumon no Digimundo.



Mirei Mikagura em Digimon World Re:Digitize
Mirei era uma pesquisadora na empresa GIGO, fazendo parte da equipe do Professor Petrov, pai de Niko. Enquanto pesquisava o Mundo Digital, um acidente no laboratório fez Mirei perder os dados de seu corpo físico, ficando presa no Digimundo como um fantasma. O corpo físico de Mirei eventualmente morreu pelo equipamento que o mantinha vivo ter sido desligado e a única coisa que mantem Mirei viva no Digimundo é a energia de suas parceiras Angewomon e Lady Devimon. É deixado em aberto o aconteceria com Mirei se alguma de suas parceiras morresse.



Erika Mishima em Digimon Story: Cyber Sleuth - Hacker's Memory
Erika sofria de uma doença cerebral e precisava conectar seu cérebro ao servidor do EDEN para tratar. O servidor foi atacado e tomado por Eaters e Erika foi capturada e assimilada. A equipe da Hudie consegue invadir o servidor e resgatar a consciência de Erika, que se funde à seu parceiro Wormmon, digivolvendo em Hudiemon. A situação dos Eaters é resolvida, mas na mesma hora o grupo de Takumi opta por reiniciar o mundo, criando uma nova linha do tempo sem Digimons e sem o EDEN como conhecíamos. Assim, sem poder tratar a doença, o corpo físico de Erika morreu nesse novo mundo, Para evitar esquecer tudo e sumir, a mente da antiga Erika permanece para sempre no Digimundo na forma de Hudiemon.



Analogman em Digimon World, Card Battle e Next Order
O primeiro grande vilão humano na franquia, Analogman era um hacker que tentou controlar o Digimundo. Quando seus planos falharam, ele tenta explodir a Ilha Arquivo e fugir para outro mundo, mas algo impede a transferência e o ataca, fazendo com que ele permaneça ali quando uma explosão acontece. Mais tarde, o Analogman é visto algumas vezes, desaparecendo no ar imediatamente. A confirmação de sua morte é dada por Rosemon em Digimon Digital Card Battle, onde aprendemos que o corpo físico do Analogman se perdeu, e a consciência ainda existe e está vagando o Digimundo, possuindo o corpo de um Venom Myotismon no jogo. Ele é eventualmente preso na Rede, impedido de voltar ao Digimundo e sem corpo físico. Resquisícios de seu espírito foram preservados em cristais, que infectou a mente de Shoma em Digimon World Next Order. Graças a Takuto e o herói do Digimon World original, Shoma é salvo e o resto do espírito do Analogman desaparece nas camadas mais profundas da Rede.


Menções Honrosas

Há alguns casos especiais de mortes importatnes em Digimon que merecem uma menção aqui. Esses casos ou não são realmente mortes ou não são realmente de domadores.



Osamu Ichijouji em Digimon Adventure 02
Irmão de Ken, Osamu foi atropelado por um carro e morreu, o que deixou Ken muito abalado. Osamu não era um domador/digiescolhido como o irmão. O Digivice que vem do computador pertencia a Ken, e não a ele, mas Osamu o pegou para si, mesmo não sabendo para que o aparelho servia.



Alice McCoy em Digimon Tamers
O diretor de Digimon Tamers, Chiaki J Konaka apenas diz que acredita que Alice "deixou nosso mundo muito antes da história de Digimon Tamers acontecer". O que ele quer dizer com isso fica a critério dos fãs. Alguns acreditam que Alice já morreu e o que vemos na animação é uma espécie de fantasma. Outros acreditam que ela simplesmente foi para o Digimundo como Ryo e ficou por lá, seu desaparecimento no episódio 46 não sendo algo literal. Dobermon estava com ela até se sacrificar para que Takato e os outros pudessem receber o poder das Feras Sagradas e digivolver para a Forma Extrema no Mundo Real. Os dois serem parceiros não é confirmado, mas os fãs aceitam que Alice era a domadora do Dobermon. Por toda essa ambuiguidade, deixemos Alice como menção honrosa.



Koichi Kimura em Digimon Frontier
Quando Koichi tentou seguir Kouji na estação de trem, acabou caindo da escada e entrou em coma. Sua mente foi levada ao Digimundo por Cherubimon, que sentiu as trevas em seu coração e lhe deu os Digiespíritos das Trevas corrompidos. Mais tarde, Koichi tenta proteger seu irmão e seus amigos ao se jogar na frente do ataque de Lucemon, sendo morto e tendo seus dados absorvidos por Lucemon. Ao voltar para o Mundo Real, Kouji é informado que Koichi ainda está vivo, já que apenas sua consciência foi enviada para o Digimundo, mas seu corpo real está bem.



Hiroki Ida em Digimon Adventure 02
Pai de Cody, Hiroki era policial e morreu em serviço. Ele não tinha um parceiro de forma oficial, mas como seu amigo Yukio tinha um, pode-se especular que Hiroki também tinha, mas que apenas nunca conseguiu encontrá-lo em vida.



Akihiro Kurata em Digimon Savers
Kurata não era um domador, mas tinha diversos Gizumons artificiais e tentou controlar o poder de Belphemon se fundindo a ele. Após a derrota de Belphemon, Kurata tentou fugir abrindo um portal para o Digimundo com uma de suas bombas, mas a parede dimensional estava enfraquecida e ele se viu preso entre os dois mundos. Uma segunda explosão de energia aconteceu e Kurata foi pego no raio dela, morrendo.



Yuujin Ozora em Digimon Universe AppMonsters (Anime)
No anime de AppMonsters, Yuujin nunca foi humano, mas um robô programado com inteligência artificial avançada. Leviathan usa o corpo físico de Yuujin a fim de tentar Haru para que o garoto não desative a IA. A consciência artifical de Yuujin desperta do controle de Leviathan e desativa sua forma física, matando a si mesmo e a Leviathan, evitando que Haru tivesse que fazer isso com o amigo. Seu parceiro, Offmon, fica aos cuidados de Haru.



Uno, Dos e Tres em Digimon Story Lost Evolution
Uno, Dos e Tres eram membros da União dos Domadores. Ao testar um programa de desfragmentação para proteger o Digimundo, os três sofreram um acidente, se tornando seres digitais. Não fica claro o que aconteceu com seus corpos físicos, mas pode-se imaginar que foi algo semelhante a Mirei e Analogman.

Um comentário: