quinta-feira, 15 de junho de 2023

Digital Monter Card Game vs Digimon Digi-Battle



Digital Monster Card Game, também conhecido entre os fãs como Hyper Colosseum, foi o primeiro jogo de cartas de Digimon e, por muito tempo, o mais popular. O jogo foi exportado para os Estados Unidos, onde recebeu o nome Digimon Digi-Battle. Entretanto, o lançamento americano não contou com uma tradução direta das cartas e das regras japonesas. Ao invés disso, as regras sofreram algumas alterações a fim de diminuir a complexidade do jogo, assim as cartas foram refeitas para comportar tais mudanças. Isso fez com que as duas versões se tornassem dois jogos diferentes, embora tenham uma base comum de estrutura.


O Baralho

Em ambas as versões cada jogador usa um baralho de 30 cartas. Entretanto, eles tem uma grande diferença de estrutura. O jogo japonês permite que cada baralho possua até 3 cópias de uma mesma carta. Cartas de coleções diferentes ou com artes diferentes contam como uma mesma carta se tiverem o mesmo nome, e podem ser usadas respeitando o limite de até três delas.
O jogo americano não permite repetição de cartas. Assim, todas as cartas devem ser diferentes, sem exceção. Se tratando de cartas de Digimons, cartas com o mesmo nome mas diferentes stats contam como cartad diferentes.


Áreas do tabuleiro

O tabuleiro do jogo também sofreu alterações a fim de tornar o jogo mais simples. O tabuleiro japonês possui oito áreas: Caixa de Digimon, Oceano da Rede (Baralho), Área Negra (Pilha de Descarte), Caixa de Suporte, Caixa de Evolução, Caixa de Requisitos de Evolução, Contador de Pontos e Slots de Opção (para até três cartas).
Na versão americana, o Contador de Pontos, a Caixa de Requisitos de Evolução e a Caixa de Suporte, foram removidos do tabuleiro. A contagem de pontos é feita por fora, ficando a cargo do jogador acompanha-la. As caixas de Requisito e de Suporte tiveram suas funções passadas apenas para as de Evolução e Opção.

Tabuleiro japonês, com oito divisões distintas

Tabuleiro americano, com a ausência clara de três áreas da outra versão


Carta do contador

Conforme dito acima, o tabuleiro do jogo americano não conta com uma área de pontos, o que muda mais uma regra. Na versão japonesa, após escolher um Digimon Nível III para começar o jogo, cada jogador envia a carta de cima do baralho, sem vê-la, para o Contador de Pontos, para que a contagem de pontos seja visível e fácil para ambos os jogadores acompanharem. O jogo continua com as 28 cartas restantes indo para o baralho. Outras cartas podem ser enviadas para essa área devido a algum efeito de carta.
Como essa área não existe mais no tabuleiro americano, nenhuma carta acaba enviada para ela em nenhum momento do jogo. O baralho conta com todas as 29 cartas restantes no baralho do começo ao fim.


Mecânicas de Evolução e Aparição

Na versão japonesa, o jogador deve enviar cartas do Baralho para a Caixa de Requisitos de Evolução, sem vê-las, na horizontal ou vertical, para que seu Digimon evolua do Nível III para o IV. Para evoluir do Nível IV para o Perfeito na maioria dos casos é necessário jogar uma carta Porcentagem de Vitória 40% da mão. Evoluir do Nível Perfeito para o Supremo requer geralmente uma carta Porcentagem de Vitória 60 %. Além disso um Digimon pode fazer uma Aparição da mão para o campo se determinados requisitos informados na carta forem cumpridos. Um Digimon pode evoluir várias vezes num mesmo turno se o jogador tiver as cartas necessárias na mão e cumprir os requisitos.
Na versão americana, um Digimon pode evoluir do Nível Novato para o Campeão descartando cartas da mão, podendo escolhê-las livremente. Evoluir para o Nível Supremo e depois para Mega requer uma carta de Digivice na cor do Tipo de Batalha do Digimon ao qual se pretende evoluir. O jogador só pode evoluir um nível por turno. A mecânica de Aparição foi removida dessa versão.


Suporte

Na versão japonesa, algumas cartas de Digimon possuem um efeito especial de Suporte que pode ser usado como se fosse uma carta de Opção.
Na versão americana, esse Suporte não existe.

Essa carta de Whamon (Adulto) tem um efeito de Suporte que aumenta
o poder de ataque de Blitzmon ou Chackmon em 400 pontos


Contagem de pontos

A contagem de pontos também funciona de forma diferente nos dois jogos. Na versão japonesa, quando seu Digimon é derrotado, o jogador perde pontos de acordo com o nível do Digimon que o derrotou. Os valores possuem base 10 de multiplicação, enquanto o total de pontos que cada jogador tem no começo da partida é 100. É possível usar efeitos de cartas para recuperar pontos perdidos.
Na versão americana, o jogador ganha pontos quando derrota o Digimon adversário. O valor ganho é baseado no nível do Digimon adversário derrotado. Esses valores possuem base 100 de multiplicação, e o valor necessário para vencer é no mínimo 1000, mas pode ser combinado um valor maior (nunca menor) no começo da partida. Não existem efeitos de cartas que façam o adversário perder pontos.

À esquerda, a carta indica quando pontos você perde ao ser derrotado em batalha.
À direita, a carta indica quantos pontos você ganha ao vencer uma batalha


Mão do jogador

No jogo japonês, cada jogador tem uma mão de seis cartas. Essas cartas podem ser descartadas no começo do turno e novas cartas são puxadas.
No jogo americano, a mão do jogador é de dez cartas. O jogador não as descarta livremente, e deve comprar novas cartas no próximo turno até ter novamente dez na mão para compensar as que foram usadas no último turno. Em ambos os jogos, as cartas descartadas são reembaralhadas e devolvidas à área do baralho se este chega ao fim.


Ataque sem efeito

Outra mecânica mudada no jogo americano é o efeito do Ataque C dos Digimons. Na versão japonesa, o Ataque C é um movimento de defesa com Poder baixo, mas que diminui a 0 o Poder do ataque A do adversário.
No jogo americano, o efeito foi totalmente retirado, com o  Ataque Amarelo sendo apenas um ataque normal como os outros.

O ataque C da carta japonesa diminui o ataque A do adversário a zero.
O ataque Amarelo da carta americana não faz nada além do dano


Cartas de Opção

No jogo japonês, um jogador pode colocar até três cartas de Opção no campo e escolher ou não ativa-las. Essas cartas podem ser colocadas em campo e ativadas apenas turnos depois, ou mesmo descartadas sem sequer serem ativadas.
Não há limite de quantas cartas de Opção um jogador pode usar num mesmo turno no jogo americano. Se o jogador tem 10 cartas de Opção na mão, pode usar todas as 10 se quiser, ou mesmo nenhuma. Entretanto, um jogador não pode colocar uma carta em campo e ativa-la apenas depois. Uma carta sempre é ativada quando jogada.


Tipos de Opção

O jogo japonês divide as cartas de Opção em subcategorias: Item, Programa e Campo, cada uma com sua função, seu modo de uso e sua vez de jogar.
O jogo americano não faz distinção das cartas. Todas as cartas de Opção tem o mesmo modo de uso. Além disso, as cartas que seriam de Campo na versão japonesa foram removidas dessa versão.

Um Item, um Programa e um Campo. Cada um claramente identificado pelo ícone
no canto superior esquerdo da carta. Cada um é jogado de uma forma


O ícone no canto superior esquerdo não quer dizer nada.  Não há
diferença entre Item ou Programa


Habilidades de campo

Algumas cartas de Digimons na versão japonesas possuem Habilidades de Campo, como Céu, Debaixo d'água, Agarrar, entre outras. Essas habilidades são requisitos para que certas cartas de Opções sejam usadas. Se a carta de Opção tem como requisito um Digimon com a habilidade Nadar, um Digimon sem essa habilidade se torna incapaz de utiliza-la.
Embora algumas cartas de Digimons na versão americana mostrem a existência dessas habilidades, isso se torna apenas uma informação inútil, dado que a mecânica foi removida por completo nesse jogo. Nenhuma carta de Opção faz uso dessas habilidades. 

Essas duas cartas de Birdramon indicam que o Digimon possui a habilidade 'Céu/Voar',
mas apenas na versão japonesa isso é parte da jogabilidade


Formatos

O jogo japonês possui diversos formatos de jogo, sendo o formato Hyper Colosseum o oficial usado em torneios. Cada formato possui um pequeno conjunto de regras específicas, como a proibição de Cartas de Opção, ou o uso de três Digimons em campo por vez.
Não há outros formatos na versão americana. A única mudança de regras que essa versão proporciona é o caso já mencionado de aumentar o valor de pontos para alcançar a vitória.


Moldura colorida

Na versão japonesa, a maioria das cartas de Digimon no jogo tem a moldura na cor azul. Com a chegada dos Digimons Anticorpo-X, novas cartas foram feitas com a moldura vermelha para diferenciar os novos Digimons. Alguns casos especiais tem molduras na cor dourada. Algumas cartas de Opção foram feitas tendo essas cartas vermelhas ou douradas em mente, funcionando apenas nelas, ou deixando de afetar apenas elas.
Nenhuma separação assim foi feita na versão americana. Cartas que, porventura, venham com molduras diferentes são apenas questão de estética.

Diferentes cartas de War Greymon em diferentes cores de molduras. A moldura vermelha indica
o Anticorpo-X. Determinadas cartas só funcionam contra determinada cor de moldura


0 Comments
Disqus
Fb Comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário