terça-feira, 30 de janeiro de 2024

As Megas de Tailmon e Gomamon em Digimon Adventure




Um dos assuntos que os fãs de Digimon mais costumam discutir são as linhas evolutivas dos Digimons, principalmente formas de personagens que acabam por não aparecer em suas determinadas mídias, deixando a linha evolutiva de determinado Digimon incompleta. Se tratando de Digimon Adventure, a linha evolutiva que mais gera debate entre os fãs é a da Tailmon da Kari. E a do Gomamon do Joe em menor escala.

Recapitulando, quando as crianças conhecem seus parceiros em Digimon Adventure, os Digimon já estão na forma de Treinamento, vemos todos evoluindo para as formas Criança, Adulta e Perfeita e posteriormente apenas Agumon e Gabumon chegam a suas Formas Extremas. Num flashback rápido vemos as formas Bebê de sete dos Digimons. As evoluções param por aí.

As formas finais que cada Digimon protagonista alcança em Adventure


Piyomon, Tentomon, Palmon, Gomamon, Patamon e Tailmon não alcançaram suas Formas Extremas, também chamadas de Megas, e Tailmon sequer teve sua forma Bebê revelada ao público na animação. São seis linhas evolutivas que ficaram incompletas.

Antes de continuar o assunto, temos que voltar um pouco no tempo. Digimon surgiu com o lançamento dos V-Pets Digital Monster, cujo primeiro modelo foi lançado em 26 de junho de 1997. Esse modelo trazia Digimons do nível Bebê até o Perfeito. A Forma Extrema só surgiu com o lançamento do Digimon Pendulum em 24 de outubro de 1998. Até o ano de 1999, ano de estreia de Digimon Adventure, havia um total de 28 Digimons na Forma Extrema, dentre os quais 8 eram Digimons Perfeitos que foram reclassificados como Megas.

Os Digimons Megas que surgiram como Digimons Perfeitos entre 1998 e 1999 são: Herakle Kabuterimon, Holydramon, Hououmon, Marin Angemon, Metal Etemon, Metal Seadramon, Mugendramon e Saber Leomon. Os Digimons que já surgiram como Mega em 1999 são: Apocalymon, Babamon, Boltmon, Diaboromon, Goddramon, Griffomon, King Etemon, Metal Garurumon, Millenniumon, Omegamon, Piemon, Pinochimon, Plesiomon, Pukumon, Rosemon, Skull Mammon, Venom Vamdemon, War Greymon e Zambamon. Por fim há o caso de Skull Satamon, que é um Digimon Perfeito, surgiu como Perfeito, mas que foi classificado como Mega apenas uma vez.

Um padrão adotado nas animações de Digimon é que as evoluções dos Digimons principais seguem algum tipo de tema. Isso faz as evoluções serem visual ou conceitualmente semelhantes (ou até mesmo de forma meramente nominal) ao longo de toda a linha. Agumon é um dinossauro, então suas evoluções também. Gabumon é um réptil que se veste para parecer um lobo, então suas evoluções seguem como lobos.

Após o fim de Digimon Adventure, outros produtos como jogos foram lançados baseados na animação. Foi a partir desses materiais extras que os fãs tiveram acesso às formas que faltavam nas evoluções dos protagonistas de Adventure. As novas evoluções seguiam a mesma lógica de visual ou conceito baseado no que cada linha representava com os Digimon Megas existentes no momento.

A linha da Piyomon da Sora é baseada em pássaros, então sua Forma Extrema é um dos dois únicos pássaros da época: Hououmon. A linha do Tentomon do Izzy é baseda em besouros e o único Digimon besouro na Forma Extrema era Herakle Kabuterimon. A linha da Palmon da Mimi é ligada a flores, então sua Forma Extrema foi Rosemon. A linha do Gomamon do Joe é baseada em seres aquáticos, e o escolhido foi Plesiomon. A linha do Patamon do T.K segue o tema de anjos, então o escolhido foi Seraphimon, que não existia em 1999, mas foi adicionado em 2000. Por fim, a linha da Tailmon da Kari é composta de seres sagrados, que acabou com Holydramon sendo escolhida.

Apenas a título de curiosidade, os outros Digimons Mega que surgiram em 2000 foram Baihumon, Belial Vamdemon, Black War Greymon, Chaos Greymon, Chaos Lord, Chaos Piemon, os dois Cherubimons, Crossmon, Deathmon (e sua versão Black), Ebemon, Gran Kuwagamon, Harpymon, Hi Andromon, Holy Digitamamon, Imperialdramon (Dragão, Dragão Black, Guerreiro), Lampmon, Magnamon (que é nivel Armadura, mas é equivalente a Mega), Metal Garurumon Black, Moon Millenniumon, Pharaohmon, Prince Mamemon, Pururumon, Qinglongmon, Rapidmon Armadura (mesmo caso de Magnamon), Technodramon, Valkyrimon, Vikemon, Xuanwumon e Zhuqiaomon.

Com isso em mente, entramos de fato no assunto principal do texto. A Forma Extrema escolhida na época para a Tailmon da Kari foi Holydramon e para o Gomamon do Joe foi Plesiomon. Entretanto uma mudança aconteceu nessas linhas. Holydramon foi mudada para Ofanimon, enquanto Plesiomon foi mudado para Vikemon. Como, quando, onde e por que isso aconteceu?

A primeira vez que o Gomamon do Joe chegou à Forma Extrema foi no jogo Digimon Tamers: Brave Tamer, de WonderSwan Color. Ao longo encontramos e salvamos os personagens de Adventure para conseguir recrutar seus parceiros, que podemos digivolver. Aqui, o Gomamon de Joe chega a se tornar Plesiomon. Plesiomon já era uma Forma Extrema possível para Zudomon e outros Digimons aquáticos no geral, mas para o do Joe em específico, essa foi a primeira vez.

Em Brave Tamer podemons resgatar e digivolver os Digimons das crianças


Com isso, Plesiomon se tornou a evolução Mega mais comum de Gomamon no geral. Se Gomamon era adicionado em algum V-Pet, Plesiomon estava lá como uma das opções de evolução, mesmo que o V-Pet em questão não tivesse relação alguma com Digimon Adventure. Entretanto, o Gomamon de Joe só digivolveu de fato para Plesiomon em Brave Tamer.

A história também é similar com a Tailmon da Kari. Em Digimon Adventure Anode Tamer, os Digimons podem aprender técnicas especiais ao entrar em batalha com um Digimon compatível. Para os Digimons das crianças, é possível aprender a técnica de Holydramon se tiver aprendido a de Angewomon, que é conseguida com a Tailmon da Kari, mas isso ainda não é uma evolução. Apenas um breve indício.

A evolução da Tailmon da Kari para Holydramon acontece de fato pela primeira vez no filme O Furacão Digimon Aterrisa/Evolução Suprema, Os DigiOvos Dourados, onde Tailmon e Patamon digivolvem por alguns poucos instantes para suas Formas Extremas. Fora isso, no Digivice D-3, os Digimons das crianças de 02 digivolvem para as Formas Extremas através da Digievolução de DNA com alguém da primeira temporada conectando uma versão específica do aparelho com um dos jogos Tag Tamers ou D1 Tamers de WonderSwan. A Angewomon da Kari e a Lilimon da Mimi resultam novamente em Holydramon. Holydramon continuaria a ser usada para a Tailmon da Kari em Digimon Rumble Arena, na segunda versão do Digivice de Adventure, e em Digimon Tamers Brave Tamer, além de Holydramon ter se tornado uma evolução comum para Angewomons em geral.

Primera vez que Angewomon digivolve para  Forma Extrema


Plesiomon e Holydramon tinham se tornado as formas oficiais para Gomamon e Tailmon para a histórias de Digimon Adventure, mas as coisas começariam a mudar logo.

No jogo Digimon Tamers Battle Spirit 1.5 de WonderSwan, a Tailmon da Kari é um dos personagens jogáveis, mas ao digivolver ela se torna Ofanimon, e não Holydramon. Tal situação voltaria a se repetir no jogo Digimon Adventure de PSP. Esse segundo caso é ainda mais marcante porque o Gomamon do Joe também teve sua Forma Extrema mudada de Plesiomon para Vikemon. Ambos os jogos foram lançados apenas no Japão.

Ofanimon em Digimon Battle Sprit 1.5


Esse foi o primeiro caso que tivemos de um personagem das animações ter sua linha evolutiva alterada, diferente do que costumava acontecer de haver uma evolução alternativa, secundária ousombria de um personagem. 

Vikemon é um Digimon surgido no D-Terminal. O aparelho é como uma enciclopédia de Digimon. Era possível conseguir um Vikemon fazendo uma Digievolução de DNA entre o Shakkoumon do Cody e o Zudomon do Joe conectando o vindouro Digivice D-3 Ver. 3 com os jogos de WonderSwan e transferindo-o para o D-Terminal. Importante ressaltar que esse Vikemon nesse contexto específico serve de Mega para Armadillomon, e não para Gomamon, então não será contabilizado.

Vikemon surge no D-Terminal, mas aqui ele serve como Mega para o Armadilomon do Cody


Ofanimon é um Digimon surgido em 2001 como parte do Deck Inicial 6 do Digital Monster Card Game, podendo evoluir de Asuramon ou de Angewomon cujo campo fosse VB. Essa Ofanimon não tem relação alguma com Digimon Adventure, então também não será contabilizada.

Primeira aparição de Ofanimon na franquia


Vikemon foi novamente utilizado como Mega para o Gomamon do Joe em Digimon Adventre Tri e no reboot de Adventure em 2020, substituindo Plesiomon e se tornando a nova Forma Extrema do Gomamon do Joe de forma definitiva. Mas para Tailmon, Holydramon foi usada em Tri, enquanto ambas as formas foram usadas no reboot. Ainda em Tri, uma outra forma de Ofanimon foi usada brevemente. Faz-se parecer como se não houvesse um consenso de qual forma a Tailmon da Kari deveria assumir, e ela muda conforme a equipe responsável por tal mídia em questão queira.

Deixando as discordâncias de lado, é possível especular sobre algumas razões prováveis para que tais mudanças ocorreram em primeiro lugar nessas linhas.

A primeira razão é a estética. Conforme dito mais acima, as animações costumam apresentar evoluções que sejam semelhantes de algum modo ao longo da linha. Ofanimon e Vikemon são visivelmente semelhantes a Angewomon e Zudomon, respectivamente, combinando com os outros protagonistas da temporada, o que pode ter contribuído para as mudanças de uma forma geral. Embora Plesiomon e Holydramon também combinem, essas formas são mais destoantes das anteriores em comparação com os outros.

Uma das razão para as mudanças pode ser sido meramente visual


Ofanimon surgiu apenas alguns meses antes do lançamento do de Battle Spirit 1.5.  Os desenvolvedores provavelmente tiveram esse mesmo pensamento a respeito das evoluções das animações, e acharam que Ofanimon combinaria melhor como evolução para Tailmon. O fato de ser um jogo de luta não tem realmente muito impacto para essa escolha, pois os outros jogos de luta de Digimon apresentam normalmente lutadores não bípedes/humanóides.

Outra razão que pode ter levado à troca permanente na Mega do Gomamon do Joe é o fato da evolução para Plesiomon ter acontecido apenas uma vez num jogo exclusivo de um aparelho que só saiu no Japão e que poucas pessoas tiveram acesso, numa época onde as informações eram muito escassas. Não há dados de quantas cópias de Brave Tamer foram vendidas, mas o Wonderswan vendeu apenas 3,5 milhões (combinando o modelo original, o Color e o Crystal). Portanto, essa evolução não era muito conhecida, principalmente entre os fãs internacionais. O jogo de PSP foi lançado numa época onde a internet já estava bastante difundida no mundo, além de ter saído num aparelho com uma base instalada muito maior e que foi lançado em todo o mundo. Mesmo o jogo tendo saído oficialmente apenas no Japão, o PSP não tinha trava de região na maioria dos modelos. Isso fez Vikemon se tornar muito mais popular e conhecido que Plesiomon como Mega para Gomamon tanto o do Joe quanto em geral.

Falando ainda do jogo de PSP em específico, uma provável razão para a escolha de Vikemon e Ofanimon pode ter sido o fator gameplay. RPGs em geral possuem vários personagens distribuídos em diferentes classes, cada uma com um papel pré-definido. O jogo reduziu os personagens jogáveis disponíveis para apenas o elenco da animação, então precisou distribuir bem os papéis para balancear o jogo. Vikemon possui uma boa base defensiva, enquanto Ofanimon pode curar HP e condições de status dos aliados, além de atordoar os adversários. Papéis esses conhecidos como Tank e Supporter/Healer em RPGs. Papéis que talvez Plesiomon e Holydramon não pudessem desenvolver.

Para o reboot, Ofanimon era parte de um grupo de Digimons anjos que liderava a Luz na guerra santa contra as Trevas. Ela pode ter sido colocada como Mega para a Tailmon da Kari simplesmente por uma questão de história, já que ela e os outros grandes líderes da Luz eram anjos. Holydramon surge como uma evolução alternativa milagrosa, semelhante às outras evoluções alternativas da temporada. Além disso, Ofanimon e Seraphimon podiam formar uma dupla assim como Angemon e Angewomon eram em Adventure e 02, coisa que alguns fãs gostam de apontar pelo fato dos dois geralmente aparecerem juntos. Holydramon e Goddramon também funcionam como dupla, por isso foram usados juntos.

Alguns fãs gostam de pensar em Angemon e Angewomon de Adventure como um tipo de
 casal, então eles preferem que as evoluções de ambos combinem


Para finalizar, vamos recapitular as aparições de todas essas quatro formas no contexto de Adventure. Plesiomon aparece apenas uma vez, no jogo Brave Tamer. Vikemon aparece no jogo de PSP, em Tri, no reboot de 2020, no Digivice de Tri, no Digivice do reboot, no Digivice de 15 anos de Adventure e na versão completa do Digivice de Adventure. Holydramon aparece no primeiro filme de 02, na segunda versão do Digivice e Adventure, no Digivice D-3, no jogo Rumble Arena, em Brave Tamer, em Tri, no Digivice de Tri, no reboot como forma "secundária", no Digivice do reboot, no Digivice de 15 anos e no Digivice completo de Adventure. Ofanimon aparece em Battle Spirit 1.5, no jogo de PSP, no reboot como evolução "principal" e no Digivice do reboot. A versão Modo Caído também aparece em Tri. Isso contabiliza uma aparição de Plesiomon, 7 de Vikemon, 11 de Holydramon e 4 de Ofanimon, além de uma aparição dela no Modo Caído.

Todas as aparições desse quatro Digimons como Megas de Gomamon e Tailmon no contexto de Adventure


Apesar do que eu disse mais acima sobre parecer não haver um consenso para a Mega da Tailmon da Kari, Holydramon é a forma mais usada, então essa seria a forma principal, com Ofanimon servindo de alternativa caso alguma mídia em questão precise. Para Plesiomon e Vikemon, não há tal brecha. Como dito antes, Vikemon é atualmente a Mega oficial do Gomamon do Joe, enquanto Plesiomon foi retirado da linha.

Um fato curiso é que a mudança de Plesiomon para Vikemon faz com que dois personagens diferentes tenham tal Digimon como evolução de seus parceiros, já que Vikemon também é a Mega do Armadillomon do Cody. Isso já levou os fãs a especularem que o Vikemon do Cody seja mudado para algum outro Digimon algum dia. Os fãs especulam Slash Angemon e Clavis Angemon na maioria das vezes, mas até o momento essas formas nunca foram usadas para o Armadillomon do Cody em específico. Mas isso é um assunto que já não cabe mais aqui.

4 comentários:

  1. Ótimo texto! Teve bastante conteúdo que nem eu sabia enquantia lia. Inclusive, achei um erro na escrita: "Vikemon é um Digimon surgido no D-Terminal. O "aparleho" é como uma enciclopédia..."

    Mas de fato, muita gente não curtem a Holydramon porquê não combina com o Seraphimon. Eu gosto das duas. Só fico botando óleo na fogueira Só pra ver os malucos putos. Hueheueue. Agora o Vikemon com o Pleisomon, apesar da mega ser semelhante com o Gomamon, o Vikemon é mais interessante na minha opinião, inclusive ele está conectado com a história do Zudomon. O que deixa mais interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma maldição isso. Eu escreveo algo, reviso 3 ou 4 vezes, publico e depois é que começo a ver os erros de digitação. Juro que acontece 100% das vezes.

      Eu gosto mais da Holydramon, mas eu sou suspeito pra falar porque gosto muito de Digimons que sejam mais animalescos e menos humanos. Não desgosto da Ofanimon, mas não gosto da saia dela. Passa a impressão de que ela não pode mexer as pernas, por isso só voa. Fora isso, não tem nada demais. Também gosto mais do Vikemon que do Plesio, mas isso já é mais por eu não ligar tanto pra dinossauros em geral.

      Excluir
    2. Pior que prefiro mais digimon mais animalesco do que anjos. Claro que a Ofanimon tem estilo e tal. Também tenho impressão que ela não consegue mexer as pernas por conta da armadura, fica bem estranho, tanto que tenho costume de chamar ela de "lata de sardinha" ou "latinha de refrigerante" por conta da armadura (sem contar com o X que tem o design muito poluído ao meu ver).
      Já o Vikemon e o Plesio, podiam ter colocado os dois no tri/reboot para agradar o publico (mesmo ele tendo aparecido 1 vez).
      Assim pelo menos ter amenizado a discussão entre os dois... Mesmo sabendo que o Vikemon é a linha do Joue/Joe. Agora fico pensando em qual mega que vão botar no Armadillomon.
      Seria interessante fazerem uma linha para ele sem precisar de fusão com o angemon (alem de eu até agora esperar um patamon x e sua linha até o Seraphimon... Maluco fazem o Tokomon X, mas não o restante).

      PS: tentei me conectar pelo google e o blogspot não deixou :v

      Excluir
    3. Não ter conectado o Google pode ter sido problema com o navegador. Tenta ir nas configurações do navegador e permitir todos os cookies

      Excluir